Pesquisa
Turistas gastam R$ 370 por dia em Mato Grosso
Levantamento avalia gasto médio dos turistas que visitam o Estado
Geral | 22 de Março de 2022 as 16h 10min
Fonte: Assessoria

A pesquisa “Panorama turístico de municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá”, divulgada recentemente pelo Instituto de Pesquisa e Análise Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT), mostrou que os turistas que visitam o estado gastam, em média, R$ 367,70 por dia. O estudo foi feito a pedido do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade no estado (Cetur-MT).
Os dados divulgados mostram, ainda, que o tempo de permanência dos turistas que tem em sua rota ou como destino a capital mato-grossense é de sete dias. Além disso, a maioria (61,33%) utilizam os hotéis para se hospedar. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 28 de fevereiro, com 623 pessoas, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Nobres e Poconé.
A presidente do Cetur-MT, Alcimar Moretti, salientou que os dados obtidos vão ajudar a classe empresarial a planejar e investir de forma mais adequada no setor. “Esta é a única pesquisa produzida nos últimos anos e, com esses números, além de dar subsídios para os empresários, vamos conseguir, junto ao poder público, cobrar melhorias para o turismo em Mato Grosso”.
A pesquisa revela, ainda, que maioria dos turistas veio do estado de São Paulo, sendo esses 16,25% dos entrevistados. Turistas de fora do país também foram identificados com origens da Argentina, Canadá, Estados Unidos da América, China, Noruega, Alemanha, Japão, Índia, Holanda, França e Dinamarca.
O diretor de Pesquisa do IPF-MT, Maurício Munhoz, destacou a pesquisa de campo realizada nos municípios para obtenção de dados sobre o comportamento dos turistas. “O cruzamento de dados possibilitou descobrir as diversas formas de se fazer turismo no estado, desde o local de origem até onde se hospedam. Mas o mais importante é o quanto eles costumam deixar dentro do estado, servindo de suporte para que os empresários busquem melhorar seus investimentos nas áreas que lhes convêm”.
Culinária é a mais lembrada
Na pesquisa, a culinária regional, em especial as peixarias, foram bastante lembradas pelos turistas. Locais como a Praça Popular, com seus restaurantes e barzinhos, além de outros estabelecimentos locais, também foram citados pelos turistas que chegam na região, tornando a capital do estado destino-âncora regional.
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