Pesquisa
Turistas gastam R$ 370 por dia em Mato Grosso
Levantamento avalia gasto médio dos turistas que visitam o Estado
Geral | 22 de Março de 2022 as 16h 10min
Fonte: Assessoria

A pesquisa “Panorama turístico de municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá”, divulgada recentemente pelo Instituto de Pesquisa e Análise Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT), mostrou que os turistas que visitam o estado gastam, em média, R$ 367,70 por dia. O estudo foi feito a pedido do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade no estado (Cetur-MT).
Os dados divulgados mostram, ainda, que o tempo de permanência dos turistas que tem em sua rota ou como destino a capital mato-grossense é de sete dias. Além disso, a maioria (61,33%) utilizam os hotéis para se hospedar. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 28 de fevereiro, com 623 pessoas, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Nobres e Poconé.
A presidente do Cetur-MT, Alcimar Moretti, salientou que os dados obtidos vão ajudar a classe empresarial a planejar e investir de forma mais adequada no setor. “Esta é a única pesquisa produzida nos últimos anos e, com esses números, além de dar subsídios para os empresários, vamos conseguir, junto ao poder público, cobrar melhorias para o turismo em Mato Grosso”.
A pesquisa revela, ainda, que maioria dos turistas veio do estado de São Paulo, sendo esses 16,25% dos entrevistados. Turistas de fora do país também foram identificados com origens da Argentina, Canadá, Estados Unidos da América, China, Noruega, Alemanha, Japão, Índia, Holanda, França e Dinamarca.
O diretor de Pesquisa do IPF-MT, Maurício Munhoz, destacou a pesquisa de campo realizada nos municípios para obtenção de dados sobre o comportamento dos turistas. “O cruzamento de dados possibilitou descobrir as diversas formas de se fazer turismo no estado, desde o local de origem até onde se hospedam. Mas o mais importante é o quanto eles costumam deixar dentro do estado, servindo de suporte para que os empresários busquem melhorar seus investimentos nas áreas que lhes convêm”.
Culinária é a mais lembrada
Na pesquisa, a culinária regional, em especial as peixarias, foram bastante lembradas pelos turistas. Locais como a Praça Popular, com seus restaurantes e barzinhos, além de outros estabelecimentos locais, também foram citados pelos turistas que chegam na região, tornando a capital do estado destino-âncora regional.
Notícias dos Poderes
Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34