Tarifaço de Trump
Trump diz que prazo de 1º de agosto não muda; Brasil terá taxa de 50%
Presidente dos EUA reforçou que a data continua firma em publicação no Truth Social nesta quarta-feira (30)
Geral | 30 de Julho de 2025 as 13h 07min
Fonte: CNN Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (30) que o prazo de 1º de agosto para que os parceiros negociem acordos comerciais antes da imposição de tarifas mais altas não será prorrogado.
"O prazo de 1º de agosto é o prazo de 1° de agosto - ele continua firme e não será prorrogado. Um grande dia para a América!!!", escreveu Trump em publicação no Truth Social com todas as letras maiúsculas.
Às vésperas de entrar em vigor a tarifa de 50% prometida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, empresas brasileiras do agronegócio à indústria têm contratos de exportação suspensos e embarques de mercadorias ao país norte-americano cancelados.
Um dos setores que já admite perdas é o de pescados. O presidente da Abipesca (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), Eduardo Lobo, disse em entrevista à CNN que “todos os embarques de mercadorias foram suspensos e pedidos foram cancelados”.
O setor produtivo, por meio de associações e entidades representativas, vem pedindo ao governo federal pragmatismo nas negociações com os EUA e a extensão do prazo para o início da vigência da taxa.
O impacto das taxas na economia tem sido alertado, inclusive pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).
Na terça-feira (29), Petya Koeva-Brooks, vice-diretora do Departamento de Pesquisa do FMI, afirmou que as tarifas adicionais anunciadas pelos EUA, se confirmadas, podem impactar a atividade econômica do Brasil e levar a uma desaceleração mais acentuada da economia.
O governo prepara um plano de contingêcia para auxiliar os setores que serão afetados. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o anúncio cabe ao presidente Lula. Outra dúvida é sobre qual será a resposta brasileira aos EUA.
Na terça, Haddad afirmou em entrevista à CNN que “devolver na mesma moeda” não está no cardápio de opções do governo federal para responder ao tarifaço de Donald Trump.
Notícias dos Poderes
Ações do Banco do Brasil caem 7% com lucro menor e apreensão com risco de sanções dos EUA
01 de Agosto de 2025 as 15h58Vendas de carros usados cresceram quase 14% em 2025; veja os queridinhos
No total, foram cerca de 8,35 milhões de usados no primeiro semestre de 2025, contra 7,34 milhões de 2024
01 de Agosto de 2025 as 16h30Economista: Taxação dos EUA deve gerar excesso de carne no mercado e preço pode cair em Mato Grosso
A tendência é que os efeitos sejam sentidos por setores específicos
01 de Agosto de 2025 as 11h18Nova tarifa dos EUA ameaça exportações de Mato Grosso e preocupa indústria local
31 de Julho de 2025 as 13h00Entenda como o tarifaço vai afetar o seu bolso
Com decreto de Donald Trump que oficializa a medida e alta do dólar, pão, gasolina, medicamentos e eletrônicos devem ter aumento de preço nas próximas semanas
31 de Julho de 2025 as 08h23Dia dos Pais deve movimentar R$ 27 bilhões no comércio brasileiro em 2025
Mais de 106 milhões de consumidores pretendem presentear na data; roupas lideram as preferências e gasto médio será de R$ 255
30 de Julho de 2025 as 12h02Devolver na mesma moeda não está sendo considerado, diz Haddad
Ministro argumenta que o governo Trump pode estar dando um tiro no próprio pé taxando os produtos brasileiros
30 de Julho de 2025 as 07h30