Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 22 de Setembro de 2025

Menu

Fraudes

Tribunal restaura bloqueio na matrícula de imóveis ilegalmente vendidos em Sinop

Geral | 18 de Setembro de 2021 as 11h 31min
Fonte: Olhar Jurídico/ Arthur Santos da Silva

Segunda Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) acolheu embargos de declaração e restaurou bloqueio da matrícula de centenas de bem imóveis localizados na cidade de Sinop.

Decisão foi estabelecida em sessão do dia 15 de setembro. Processo originário é movido contra a Colonizadora Sinop, que segundo os autos, desde 1986, registrou e vendeu áreas sem documentação legal.
 
A área em questão compreende lotes localizados próximos no perímetro urbano de Sinop, de ambas as margens da BR-163. Segundo estimativa, feita com base na área que consta no processo, são mais 5 mil imóveis, além de chácaras e fazendas.
 
Conforme processo, a averbação premonitória e a anotação de indisponibilidade são medidas que objetivam refutar a ocorrência de oportunismo na alienação à terceiro, uma vez que se constata que a escritura e registro dos imóveis, embora formalmente perfeitos, estão maculados de uma ilegalidade a toda prova quando de sua formação.

Decisão inicial, que reconheceu fraude, teve como base uma perícia da Polícia Federal compõe processo federal já concluso, e que atesta que matricula identificada como nº 1.717, da Colonizadora Sinop, é fraudulenta, posto que houve unificação e remembramento com incidência sobre áreas de terceiros e superposição de títulos e áreas diversas.