Matou Agrônomo
Tribunal reconhece confissão e diminui pena de produtor rural
Silas Palmieri foi assassinado em fevereiro de 2019, em um distrito de Porto dos Gaúchos
Geral | 13 de Agosto de 2024 as 00h 12min
Fonte: Mídia News

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso acolheu recurso do produtor rural Paulo Faruk de Moraes e diminui para 12 anos e seis meses de prisão a pena imposta contra ele por matar o engenheiro agrônomo Silas Palmieri.
O crime ocorreu em fevereiro de 2019 em uma lanchonete no município de Porto dos Gaúchos. Faruk se entregou à Polícia Civil três dias depois e confessou o crime. Ele foi levado a júri popular em fevereiro deste ano e condenado a 15 anos de prisão, mas ganhou direito de recorrer em liberdade.
A decisão foi tomada pela Primeira Câmara Criminal do TJ. Os desembargadores seguiram por unanimidade o voto do relator, Paulo da Cunha. O acórdão foi publicado nesta segunda-feira (12).
No recurso, a defesa de produtor rural buscava a realização de um novo julgamento, alegando que a decisão condenatória é contrária à prova dos autos. Alternativamente, pediu a reforma da dosimetria da pena.
No voto, o desembargador afirmou que a decisão tomada pelo Conselho de Sentença “é bem amparada pelas provas dos autos e, portanto, não há que se cogitar em nulidade por decisão contrária à prova dos autos”.
Por outro lado, entendeu que o Conselho de Sentença “incrementou a sanção basilar de maneira desproporcional à finalidade da pena” e acrescentou que o acusado faz jus à atenuante da confissão.
“Destarte, diversamente do que alega a Promotoria de Justiça, resta claro que o Paulo Faruk faz jus à atenuante da confissão, porque, para a incidência do referido instituto, basta que o agente admita ter sido o autor do crime em apuração, confessando sua autoria delitiva, ainda que somente na fase inquisitiva, desde que o interrogatório tenha sido lido em plenário, ou que tenha agregado à confissão teses defensivas descriminantes, exculpantes ou que importem em redução de pena, não se fazendo necessário que informe ter praticado uma conduta que se subsuma perfeitamente ao tipo penal imputado à sua pessoa, como sói ser o caso destes autos”, escreveu.
“Pelo exposto, em consonância com o parecer ministerial, dou parcial provimento ao recurso defensivo, para redimensionar a pena imposta a Paulo Faruk de Moares pela prática do crime previsto no art. 121, § 2º, IV, do CP, para 12 (doze) anos e 6 (seis) meses de reclusão, em regime inicial fechado, ficando prejudicado o recurso do Ministério Público”, decidiu.
Relembre o caso
Silas Henrique foi morto após ir à propriedade de Faruk cobrar uma dívida que o fazendeiro tinha com a empresa em que ele trabalhava.
A vítima foi morta com seis tiros na cabeça e no pescoço em uma lanchonete do distrito de Novo Paraíso.
Os disparos, flagrados por câmeras de segurança, foram dados por trás, sem que a vítima pudesse se defender.
A desavença entre os dois teria começado quando Silas descobriu o suposto desvio do suspeito e foi até o local para cobrar a dívida. Segundo o delegado, o engenheiro assassinado chegou a ameaçar protestar a dívida em cartório.
O fazendeiro se entregou no dia 21 de fevereiro, na Delegacia de Juara (a 690 km da Capital), e confessou o assassinato.
À Polícia, o produtor rural relatou que estava se sentindo incomodado com a presença de Silas na fazenda dele. Ele ainda contou que tinha financiado o custeio da lavoura e o engenheiro foi até a propriedade para cobrar a parte da empresa.
Notícias dos Poderes
CNU 2025: inscrições para nova edição do 'Enem dos concursos' começaram nesta quarta-feira; veja como fazer
Candidatos podem se inscrever no site da Fundação Getulio Vargas(FGV), banca organizadora do certame, e podem até pagar com cartão de crédito
03 de Julho de 2025 as 07h50Jovem morre após tentar mortal para trás ao comemorar mudança para apartamento
Sonny Blundell, que tinha 18 anos, celebrou com movimento acrobático a mudança com a namorada na Austrália
03 de Julho de 2025 as 08h18Homem que resgatou menina de 9 anos após ataque de tubarão é preso por estar ilegal nos EUA
Detido na Flórida, Luis Álvarez deve ser deportado à Nicarágua; 'Ele é um cara muito decente', defendeu colega que trabalhava com o imigrante em obra
02 de Julho de 2025 as 21h16'Matar a tiros é mais garantido', disse menor do RJ ao planejar morte de pais e irmão
O triplo homicídio aconteceu no último em 21 de junho, após os pais do menor não deixarem que viajasse para Mato Grosso para conhecer a namorada
02 de Julho de 2025 as 16h59Governo deve divulgar na próxima semana calendário de ressarcimento de aposentados e pensionistas
Ministério da Previdência aguarda apenas acordo no STF para que todas as ações judiciais sobre a fraude dos descontos sejam centralizadas
02 de Julho de 2025 as 16h35Governo de MT encaminha à AL projeto de lei para congelar valores do Fethab
02 de Julho de 2025 as 16h16MTPrev Itinerante estará em Sinop no dia 24 de julho; inscrições abertas
Evento terá programação especial voltada aos servidores públicos da Região Norte do Estado
02 de Julho de 2025 as 16h03Maluf diz que notificará municípios que estão fora do programa de Saúde Digital
Tecnologia tem papel estratégico para otimizar gastos no setor
02 de Julho de 2025 as 16h01