Unânime
Tribunal emite parecer favorável às contas de Sinop do ano de 2022
Conselheiro-relator cita cenário satisfatório no desempenho fiscal
Geral | 05 de Outubro de 2023 as 16h 08min
Fonte: Assessoria TCE-MT

Por unanimidade, o Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo da Prefeitura de Sinop, referentes ao exercício de 2022. O balanço, sob relatoria do conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, foi apreciado na sessão ordinária desta terça-feira (3).
“As receitas arrecadadas pelo Município totalizaram R$ 954,21 milhões e as despesas realizadas chegaram a R$ 856,14 milhões. Ao comparar a receita prevista com a arrecadada, bem como as despesas realizadas com as autorizadas, foi constatado excesso de arrecadação e economia orçamentária”, salientou o relator.
Conforme o conselheiro, o relatório da 1ª Secretaria de Controle Externo apontou ainda a existência de resultado orçamentário superavitário e disponibilidade financeira para os restos a pagar processados e não processados.
A gestão também cumpriu com os limites e percentuais constitucionais e legais, tendo aplicado 27,65% da receita base na manutenção e desenvolvimento do ensino (mínimo 25%), 91,39% na remuneração dos profissionais do magistério (mínimo 70%) e 24,38% nas ações e serviços públicos de saúde (mínimo 15%).
“Os gastos com pessoal do Poder Executivo corresponderam a 39,04% (limite de 54%) da Receita Corrente Líquida (RCL) e os repasses ao Poder Legislativo cumpriram as normas constitucionais afetas ao tema”, apontou.
No que tange à Previdência, restou configurado que o ente encontra-se regular com o Certificado de Regularidade Previdenciária e que inexistem contribuições previdenciárias em atraso.
“É possível perceber um cenário satisfatório no desempenho fiscal do ente, tendo em vista que houve excesso de arrecadação, economia orçamentária, superávit de execução orçamentária, assim como suficiência financeira para pagar os restos a pagar processados e não processados”, concluiu o relator.
Frente ao exposto, em consonância com o Ministério Público de Contas (MPC), votou pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação do balanço, com recomendações.
Agora o parecer do tribunal será remetido para Câmara de vereadores, que deve votar pela aprovação ou reprovação das contas de gestão.
Notícias dos Poderes
CNU 2025: inscrições para nova edição do 'Enem dos concursos' começaram nesta quarta-feira; veja como fazer
Candidatos podem se inscrever no site da Fundação Getulio Vargas(FGV), banca organizadora do certame, e podem até pagar com cartão de crédito
03 de Julho de 2025 as 07h50Jovem morre após tentar mortal para trás ao comemorar mudança para apartamento
Sonny Blundell, que tinha 18 anos, celebrou com movimento acrobático a mudança com a namorada na Austrália
03 de Julho de 2025 as 08h18Homem que resgatou menina de 9 anos após ataque de tubarão é preso por estar ilegal nos EUA
Detido na Flórida, Luis Álvarez deve ser deportado à Nicarágua; 'Ele é um cara muito decente', defendeu colega que trabalhava com o imigrante em obra
02 de Julho de 2025 as 21h16'Matar a tiros é mais garantido', disse menor do RJ ao planejar morte de pais e irmão
O triplo homicídio aconteceu no último em 21 de junho, após os pais do menor não deixarem que viajasse para Mato Grosso para conhecer a namorada
02 de Julho de 2025 as 16h59Governo deve divulgar na próxima semana calendário de ressarcimento de aposentados e pensionistas
Ministério da Previdência aguarda apenas acordo no STF para que todas as ações judiciais sobre a fraude dos descontos sejam centralizadas
02 de Julho de 2025 as 16h35Governo de MT encaminha à AL projeto de lei para congelar valores do Fethab
02 de Julho de 2025 as 16h16MTPrev Itinerante estará em Sinop no dia 24 de julho; inscrições abertas
Evento terá programação especial voltada aos servidores públicos da Região Norte do Estado
02 de Julho de 2025 as 16h03Maluf diz que notificará municípios que estão fora do programa de Saúde Digital
Tecnologia tem papel estratégico para otimizar gastos no setor
02 de Julho de 2025 as 16h01