Sinop
Tribunal de Justiça firma parceria com Universidade para atendimento à população
Termo de cooperação técnica destina acadêmicos para atuar em processos de conciliação
Geral | 19 de Maio de 2023 as 14h 57min
Fonte: Redação com assessoria

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), assinou com a UNIFASIPE Centro Universitário de Sinop, na quinta-feira (18), o Termo de Cooperação Técnica que estabelece a atuação de acadêmicos da Faculdade de Direito em processos de conciliação de conflitos, em atendimento à comunidade. A assinatura foi realizada nas dependências do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), localizada no Campus Aquarela das Artes.
A parceria foi assinada pelo presidente do Nupemec, desembargador Mário Kono de Oliveira e pelo coordenador do curso de Direito da UNIFASIPE, Norton Maldonado Dias.
O termo de cooperação atende a Resolução N. 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da política nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse, que disponibiliza ao cidadão que procurar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o atendimento adequado para o exercício de seus direitos. “Os métodos autocompositivos, como a mediação e a conciliação, são formas de solucionar qualquer tipo de problema com o uso de técnicas que visam à pacificação social. São as próprias partes resolvendo seus conflitos, e quando necessário, com a participação de um profissional que vai auxiliá-los na solução. É inquestionável que o Judiciário nem sempre atinge todos os objetivos pretendidos pelas partes, mas quando elas mesmas trazem suas soluções e resolvem seus conflitos, nós encontramos soluções mais adequadas, rápidas e com menor custo público. E nessa linha, a parceria vai ao encontro da gestão da nossa presidente, desembargadora Clarice Claudino, que é a busca da pacificação social”, concluiu o desembargador Mário Kono.
O projeto é voltado para alunos do 8º ao 10º semestre, que terão nas atividades a oportunidade de colocar em prática habilidades ligadas a mediação e conciliação de conflitos. Também caberá aos acadêmicos realizar a distribuição dos acordos extrajudiciais celebrados entre as partes, via Processo Judicial Eletrônico (PJE).
Os atendimentos serão validados como estágio supervisionado e garantirão que o Poder Judiciário amplie a capacidade de alcançar o cidadão em suas demandas, além de contribuir com a formação dos novos profissionais do Direito.
O Nupemec será responsável por toda orientação jurídica necessária, como também pela capacitação dos servidores do Cejusc que irão atuar na homologação judicial dos acordos.
Notícias dos Poderes
Em Primavera do Leste, Sérgio Ricardo inicia série de visitas técnicas
O objetivo é a busca de soluções para combater desigualdades regionais de MT
02 de Dezembro de 2023 as 14h21Assembleia Legislativa gasta mais de R$ 100 mil com flores
Despesas da casa de leis incluem arranjos florais, buquês, botões de rosa e coroas funerárias
01 de Dezembro de 2023 as 17h16Crianças nascidas mortas em Sinop podem ter nome registrado
Norma nacional publicada neste mês de novembro padroniza a possibilidade de os pais darem nome ao natimorto em Cartórios de todo o Brasil
01 de Dezembro de 2023 as 17h03Governo de MT proíbe uso do fogo para limpeza e manejo de áreas no Pantanal até 31 de dezembro
O incêndio que atingiu o Pantanal mato-grossense desde o mês de outubro é considerado controlado desde 20 de novembro
01 de Dezembro de 2023 as 17h00Maioria das rodovias de Mato Grosso apresentam problemas
A análise leva em consideração três características: pavimento, sinalização e geometria da via
01 de Dezembro de 2023 as 15h26Abertura do Natal dos Sonhos é nesse sábado(2)
roda gigante, casa do papai noel e parada natalina estão entre as atrações
01 de Dezembro de 2023 as 15h22Trânsito é alterado na região da Praça da Bíblia por conta do Natal dos Sonhos; confira
Essas alterações permanecerão até o encerramento do Natal dos Sonhos
01 de Dezembro de 2023 as 11h54Sábado tem pesagem do Bolsa Família na UBS Boa Esperança e CRAS Menino Jesus
Até o momento, 86% dos 9.399 beneficiários já realizaram o acompanhamento
01 de Dezembro de 2023 as 11h52