Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 02 de Dezembro de 2025

Menu

Grilagem e sentenças

Treze produtores correm risco de perder fazendas por manobra de advogado em MT

Fazendeiros alegam que não são parte de ação em litígio de 5 mil hectares

Geral | 02 de Dezembro de 2025 as 15h 18min
Fonte: FolhaMax

Foto: Reprodução

A disputa fundiária que colocou o advogado Roberto Zampieri no centro de uma série de reintegrações de posse na cidade de Querência (MT) ganhou novos desdobramentos. Após a decisão que determinou a desocupação de oito propriedades rurais em fevereiro, agora outros 13 produtores também podem ser atingidos por ordens judiciais de mesmo conteúdo, mesmo sem nunca terem sido parte do processo original.

As áreas somam mais de cinco mil hectares de lavouras produtivas e incluem propriedades pertencentes a produtores do nordeste do Estado. As vítimas afirmam possuir títulos válidos e registros em cartório, com ocupação consolidada há mais de 30 anos.

As propriedades estão localizadas próximas ao Rio Suiá, na fronteira entre Querência e Ribeirão Cascalheira, o mesmo perímetro envolvido na antiga ação demarcatória do espólio de Itagiba Carvalho Diniz, conduzida judicialmente por Zampieri e seu filho, Rodrigo Borguetti Zampieri, e hoje representada por outro advogado. Na época, o contrato, assinado por Zampieri, previa honorários expressivos: 1.300 hectares de terra – avaliados em R$ 18,85 milhões – além de R$ 500 mil em espécie.

Havia ainda uma cláusula de bonificação: se a reintegração de posse garantisse área superior a 7,2 mil hectares, os Zampieri receberiam 37% da área total recuperada. O processo, iniciado em 1997, resultou em uma decisão de reintegração favorável ao espólio Diniz, mas o cumprimento da sentença vem sendo ampliado para áreas de terceiros não citados, o que violaria os limites da coisa julgada.