Justiça
Três policiais penais são condenados por facilitar fuga no antigo Carumbé; presos saíram pela porta da frente
Agentes foram acusados de facilitar fuga de quatro detentos que saíram pelo portão principal da cadeia pública
Geral | 26 de Setembro de 2024 as 18h 46min
Fonte: O documento

O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas, condenou os ex-policiais penais Joamildo Aparecido Barbosa, Valdir de Carvalho Evangelista e Edivam de Almeida Oliveira por ato de improbidade administrativa.
Eles foram acusados pelo Ministério Público Estadual (MPE) de facilitarem a fuga de quatro detentos do antigo Presídio do Carumbé, em 1999, em troca de vantagem indevida. Eles teriam recebido 34 mil dólares. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (26) no Diário de Justiça.
O magistrado decretou a perda da função pública deles e impôs o pagamento de multa civil de R$ 50 mil, para cada um. Dos três, apenas Valdir segue com vínculo com o Estado. Ele é aposentado.
Eles ainda tiveram os direitos políticos suspensos pelo prazo de 90 dias.
Ainda na decisão, o magistrado deixou de condenar os ex-policiais penais Édio Gomes Junior e Claudinei José Souza Cruz e o sargento da Polícia Militar, Aparecido dos Santos, por falta de provas.
De acordo com a ação, a fuga ocorreu na madrugada do dia 16 de julho de 1999. Os presos José Nunes Pereira Neto, Marcos Aurélio Batista Ferreira, João de Souza Silva e Júlio Martins Júnior saíram pela porta da frente da unidade prisional.
“Por volta das 22h00min, foi feito um achocolatado para todos os reclusos das celas 20 e 21, onde foi colocado um medicamento (“lorax” ) com o intuito de entorpecer os demais detentos que não seriam beneficiados com a fuga, bem como foram serradas algumas grades e jogada uma corda de lençóis (maria teresa), apenas para despistar a participação dos facilitadores, os réus nesta ação”, diz trecho da ação.
“Prosseguindo no projeto, as celas foram abertas e os fugitivos, simplesmente, saíram pela porta da frente, por volta de 1h30min, sem serem molestados, tudo conforme o pactuado”, diz outro trecho da ação.
Na decisão, o juiz afirmou que as provas indicam que Joamildo foi quem agenciou os colegas para a empreitada criminosa, com objetivo de receber a vantagem indevida. Ainda destacou que ele foi pessoalmente buscar os fugitivos na frente da unidade prisional para garantir o êxito do crime.
Já Edivam, que na época era chefe de equipe dos policiais penais plantonistas, confessou os fatos em depoimento à Justiça.
Quanto a Valdir, conforme o magistrado, foi responsável por realizar o recebimento de parte da vantagem indevida. “Deste modo, do cenário apresentado pelos elementos de convicção reunidos nos autos, restou incontroverso que os réus Edivam, Joamildo e Valdir, investidos nos cargos de policiais penais, possuindo o dever de ofício de realizar a guarda e custódia dos presos, assim como de realizar a vigilância interna e externa da unidade prisional, agiram em conluio para a prática do ato de improbidade administrativa previsto no artigo 9º, I da Lei 8429/92, na medida em que utilizaram dos cargos públicos para facilitarem a fuga de detentos, mediante pagamento de vantagem indevida, o que foi, inclusive, confessado pelo primeiro acusado”, escreveu o juiz.
Notícias dos Poderes
Agência de Sinop fatura 6 troféus em prêmio bi-estadual de publicidade
Criarte foi a única empresa de Mato Grosso a vencer em mais de uma categoria
08 de Novembro de 2025 as 15h01Acidente entre carro e carretas deixa um morto e dois feridos
Acidente foi registrado na BR-163 em Lucas do Rio Verde; condutor do utilitário morreu ainda no local
08 de Novembro de 2025 as 14h02Thaciel Camargo defende interiorização e valorização da classe contábil no CRC-MT
08 de Novembro de 2025 as 12h06Batida entre carreta e veículo da Unemat deixa 3 feridos em MT
Vítimas precisaram de atendimento médico
07 de Novembro de 2025 as 18h23Colisão frontal na BR-163 entre Sorriso e Sinop mata motorista
PRF alerta para riscos durante obras de duplicação
07 de Novembro de 2025 as 17h27Sema apreende 47 kg de pescado irregular no primeiro mês do defeso da piracema
A pesca amadora e profissional está proibida em todos os rios do estado desde 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro do ano que vem
07 de Novembro de 2025 as 17h02Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car
“É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador. Sorteio foi realizado nesta sexta-feira (7.11), na sede do Ministério Público
07 de Novembro de 2025 as 16h04Saiba como advogada de MT, esposa de lobista, triunfou no STJ
Mulher de pivô do escândalo de sentenças concentra processos no gabinete do ministro Moura Ribeiro
07 de Novembro de 2025 as 15h32