Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

TRE-MT

TRE-MT Aguarda Escolha de Novo Juiz-Substituto Entre Treze Advogados; Confira os nomes;

O TRE-MT é composto por sete magistrados, dos quais dois são desembargadoras escolhidas dentre os membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Geral | 04 de Dezembro de 2023 as 07h 19min
Fonte: Voz MT

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está prestes a preencher a vaga de juiz-substituto deixada pelo magistrado Abel Sguarezi. Treze experientes advogados estão na disputa, cada um com mais de 10 anos de atuação na área jurídica, trazendo uma rica diversidade de experiências para a concorrida seleção.

Os candidatos que almejam ocupar a posição são: José Ricardo Costa Marques Corbelino, Bruno Oliveira Castro, Marcelo Joventino Coelho, Felipe Matheus de Franca Guerra, Lauro José da Mata, Fabio Arthur da Rocha Capilé, Ricardo Moraes de Oliveira, Rafael Rodrigues Soares, Joeli Mariane Castelli, Welder Queiroz dos Santos, Deyver Almeida dos Anjos, Rafael Pereira Lopes e Marcelo Alexandre de Oliveira.

A seleção seguirá um processo rigoroso, onde o TRE-MT terá a responsabilidade de elaborar uma lista tríplice com os nomes dos três candidatos mais bem posicionados. Esta lista será encaminhada para a validação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e posteriormente, para a última etapa, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá a prerrogativa de nomear o novo magistrado.

Vale ressaltar que o TRE-MT é composto por sete magistrados, dos quais dois são desembargadoras escolhidas dentre os membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). As atuais detentoras desses cargos são Maria Aparecida Ribeiro, presidente da Corte, e Serly Marcondes Alves, vice-presidente.

Além das desembargadoras, a Corte é composta por dois juízes, também escolhidos pelo TJMT, um juiz federal, selecionado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e dois advogados, nomeados pelo presidente da República. Estes últimos são escolhidos dentre três juristas indicados pelo TJMT em uma lista tríplice, acrescentando um componente democrático e representativo à composição do tribunal.

O processo de seleção para a vaga de juiz-substituto demonstra a seriedade e a transparência do TRE-MT na escolha de profissionais qualificados que irão contribuir para a efetividade e a justiça no âmbito eleitoral do estado. O desfecho desse processo será aguardado com atenção pela comunidade jurídica e pelos cidadãos de Mato Grosso.