Sentença judicial
TRE manda AL-MT fornecer gastos detalhados com propaganda em TV´s, rádios e sites a Abílio
Pedido de apresentação detalhado de gastos foi feito pelo candidato Abilio Brunini (PL) como meio de produção antecipada de provas para possível propositura de ação contra o candidato Eduardo Botelho (União)
Geral | 10 de Setembro de 2024 as 14h 25min
Fonte: Redação IssoÉNotícia
A juíza Suzana Guimarães Ribeiro, da 39ª Zona Eleitoral, sentenciou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso a fornecer, em cinco dias, a relação detalhdas dos gastos com publicidade e propaganda do Legislativo.
A ação cautelar de produção antecipada de provas foi impetrada pelo deputado federal e candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), com o objetivo de subsidiar uma possível Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o candidato Eduardo Botelho (União), presidente licenciado da AL-MT, em caso de gastos superiores aos permitidos por lei.
Na petição cível julgada pelo TRE, Abilio argumentou que a AL-MT não publiciza os valores que são repassados aos veículos de comunicação como TV´s, rádios, sites e jornais que divulgam propagandas da Casa de Leis.
O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer pela procedência da ação de Abílio.
No processo, a Assembleia alegou que o contrato de publicidade é firmado com as agências de publicidade e, por isso, não teria acesso aos veículos de comunicação que, segundo o Legislativo, são escolhidos pelas próprias agências.
Mas, o argumento não convenceu a magistrada.
Para ela, a Lei Nº 12.232/2010 prevê que agência de comunicação deverá receber autorização do cliente (Assembleia) para veiculação de propagandas.
Na decisão, a magistrada acatou os três pedidos feitos por Abílio.
Em cinco dias, a AL-MT deverá fornecer quais os valores e os veículos de comunicação entre 2021 e 2023, com cópias de contratos, empenhos e notas de liquidação e pagamento, além dos valores repassados em 2024.
A decisão é de primeiro grau e a Assembleia pode recorrer ao TRE-MT.
Notícias dos Poderes
CNJ abre processo contra juiz que confiscou celular de advogado assassinado em Cuiabá
Ministro considerou suspeitas condutas do magistrado na condução do caso que investigou a morte do Jurista, morto a tiros em 2023 e, Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h40Sérgio Ricardo rebate críticas sobre aprovação de contas da Prefeitura de Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h33Lula fará novo procedimento nesta quinta para bloquear fluxo de sangue no crânio
Segundo boletim médico, segunda cirurgia, que é pouco invasiva, é complementar à intervenção feita na terça
11 de Dezembro de 2024 as 17h26TCE-MT aponta irregularidades em contratação da SES-MT e aplica multa ao secretário estadual de saúde
Pelas irregularidades no processo licitatório, o secretário foi multado em quase R$ 1,5 mil
11 de Dezembro de 2024 as 16h40Empresários reclamam e CDL cobra Energisa por problemas no fornecimento de Energia em Sinop
11 de Dezembro de 2024 as 16h29Lançado Edital para realização do Concurso Público da Prefeitura de Sinop
Ao todo, serão 48 cargos e cerca de 600 vagas que suprirão as necessidades das secretarias que compõem a Administração Pública Municipal (Edital 001/2024), além de outras 04 específicas para a Procuradoria Jurídica
11 de Dezembro de 2024 as 16h26