Sentença judicial
TRE manda AL-MT fornecer gastos detalhados com propaganda em TV´s, rádios e sites a Abílio
Pedido de apresentação detalhado de gastos foi feito pelo candidato Abilio Brunini (PL) como meio de produção antecipada de provas para possível propositura de ação contra o candidato Eduardo Botelho (União)
Geral | 10 de Setembro de 2024 as 14h 25min
Fonte: Redação IssoÉNotícia
A juíza Suzana Guimarães Ribeiro, da 39ª Zona Eleitoral, sentenciou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso a fornecer, em cinco dias, a relação detalhdas dos gastos com publicidade e propaganda do Legislativo.
A ação cautelar de produção antecipada de provas foi impetrada pelo deputado federal e candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), com o objetivo de subsidiar uma possível Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o candidato Eduardo Botelho (União), presidente licenciado da AL-MT, em caso de gastos superiores aos permitidos por lei.
Na petição cível julgada pelo TRE, Abilio argumentou que a AL-MT não publiciza os valores que são repassados aos veículos de comunicação como TV´s, rádios, sites e jornais que divulgam propagandas da Casa de Leis.
O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer pela procedência da ação de Abílio.
No processo, a Assembleia alegou que o contrato de publicidade é firmado com as agências de publicidade e, por isso, não teria acesso aos veículos de comunicação que, segundo o Legislativo, são escolhidos pelas próprias agências.
Mas, o argumento não convenceu a magistrada.
Para ela, a Lei Nº 12.232/2010 prevê que agência de comunicação deverá receber autorização do cliente (Assembleia) para veiculação de propagandas.
Na decisão, a magistrada acatou os três pedidos feitos por Abílio.
Em cinco dias, a AL-MT deverá fornecer quais os valores e os veículos de comunicação entre 2021 e 2023, com cópias de contratos, empenhos e notas de liquidação e pagamento, além dos valores repassados em 2024.
A decisão é de primeiro grau e a Assembleia pode recorrer ao TRE-MT.
Notícias dos Poderes
Imóveis rurais de devedores vão poder ser usados para reforma agrária
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse, na noite dessa terça-feira (3), que o país está comprometido com a produção de alimentos saudáveis para garantir a soberania alimentar
14 de Novembro de 2024 as 08h00Presidente do BNDES sinaliza apoio a obra bilionária em MT
Governador Mauro Mendes e equipe foram recebidos nesta quarta por Aloizio Mercadante
13 de Novembro de 2024 as 19h26Vereador de Cuiabá se torna réu por suspeita de chefiar esquema criminoso
Paulo Henrique foi preso no âmbito da operação Ragnatela que investiga esquema de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva
13 de Novembro de 2024 as 19h22TJ cita gravidade de crime e mantém contador condenado a 62 anos de prisão por morte de advogado
13 de Novembro de 2024 as 19h18Homem tem corpo partido no meio ao ser atropelado na BR-364
Partes do corpo e das vísceras ficaram espalhadas sobre o asfalto
13 de Novembro de 2024 as 18h10Carro capota após desviar de caminhão na BR-163 em Sinop
Passageiros recusaram atendimento médico
13 de Novembro de 2024 as 18h06Sinop: Trabalhador cai de telhado de residência e morre
Vítima realizava reparos no imóvel
13 de Novembro de 2024 as 17h54Médica pediu para marido comprar açaí e avisou criminosos para o executarem, em SE
Segundo a polícia, Daniele Barreto arquitetou matar o advogado José Lael Rodrigues com a ajuda de uma amiga e de sua secretária; casal tinha histórico de relacionamento conturbado
13 de Novembro de 2024 as 15h22