Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 01 de Julho de 2022

Menu

Geral

Trânsito realiza operação de conscientização e orientação na volta às aulas

Segurança aos alunos | 08 de Fevereiro de 2022 as 15h 13min
Fonte: Roneir Corrêa - Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria

Com objetivo de organizar o trânsito em frente as escolas do município e aumentar a segurança dos alunos no acesso às unidades educacionais, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano lançou, essa semana, uma operação de conscientização e orientação aos pais e crianças, com organização do trânsito no horário de chegada e saída dos alunos.

A operação iniciou ontem (7), segunda-feira, simultaneamente com o retorno das aulas. As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Aleixo Schenatto e Tarsila do Amaral, foram as primeiras a receberem a ação. Hoje (08) a guarda auxiliou na organização do trânsito em frente ao Colégio CAD. Amanhã (09) o trabalho será concentrado na Escola Estadual Tiradentes, localizada na Estrada Claudete, Jardim Curitiba.

Todos os dias, uma unidade nova receberá o trabalho. “Nós priorizaremos, nesse primeiro momento, algumas escolas onde o fluxo de veículos é mais intenso e crítico. Depois avançaremos para outras unidades. Todas as escolas da rede municipal, bem como algumas estaduais e particulares, também receberão o auxílio da guarda para organizar o fluxo no embarque e desembarque”, explicou o secretário, major Joubert Sacramento.

O trabalho consiste na orientação dos pais para que se atentem ao uso dos itens de segurança para o transporte dos alunos, como cadeirinha adequada em caso de carro, capacete com tamanho adequado para a cabeça da criança e devidamente afivelado, cinto de segurança para todos os que estão no veículo e respeito às sinalizações.

“Nosso objetivo é ajudar os pais ou responsáveis a transitar e transportar seus filhos com maior segurança, mas é válido ressaltar que reincidentemente deparamos com crianças transportadas em motos sem o capacete, ou em carros sem a cadeirinha e os próprios responsáveis sem o cinto de segurança. Além disso, alertamos para o risco de parar ou estacionar em fila dupla e em locais não regulamentados”, comentou o coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito, Benhur Carvalho.

Em breve esse trabalho será ampliado, passando a ser incrementado com palestras no interior das escolas para os alunos, professores e, em alguns momentos, aos pais.