Prevenção
Torre com primeiro dispositivo Antiqueimadas começou a funcionar
O equipamento criado em Sinop foi implantado na Fazenda Cascata
Geral | 09 de Julho de 2021 as 09h 40min
Fonte: Anderson Oliveira

O primeiro “Dispositivo Antiqueimadas”, criado pela AMEA – Associação Mato-grossense de Educação Ambiental em Sinop, foi lançado nesta quinta-feira, (08), na fazenda Cascata, distante 70km de Sinop.
Instalado em uma torre com 15 metros de altura, o aparelho monitora a temperatura do ar, umidade, ocorrência de chuva, pressão atmosférica, detecção de chamas, velocidade e direção do vento. A tecnologia pretende criar uma rede de informações climáticas para prevenir incêndios.
Todos os dados são informados em tempo real, e encaminhados, através da internet instalada na torre, para uma central.
A AMEA contou com o apoio de pesquisadores da Universidade de Pepperdine, (Califórnia – EUA), México, Namíbia e do Quênia para desenvolver o “Radar do Fogo” – Dispositivo Antiqueimadas, que vai funcionar através de inteligência artificial.
Agora, serão instaladas 20 torres no Pantanal para evitar catástrofes ambientais como a ocorrida em 2020 que devastou mais 25 mil quilômetros quadrados do bioma, e a morte de animais silvestres.
O Padre Prim, abriu a cerimônia de lançamento com a benção, em seguida, O Tenente Coronel Jean Oliveira apresentou a ação desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros para combater o incêndio florestal.
A presidente da AMEA, Agneia Siqueira, falou sobre o projeto e o desenvolvedor do equipamento, o Físico, Arquimedes Luciano, disse sobre o funcionamento do aparelho, e apresentou dados coletados durante o lançamento. “ O dispositivo pode monitorar um raio de 20 a 30 mil metros”, explicou o PHd.
Participaram do evento, o Comandante regional do Corpo de Bombeiros Giovanni Egger. A prefeitura Municipal de Sorriso foi representada por Fábio Santos, o diretor da Associação Floresta Urbana, Fernando Zelmman, representantes da Unesin, o Relações Públicas da CDL, Douglas Carvalho. O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges Ferreira, representou o Governador Mauro Mendes e a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Malmann, representou a Prefeitura Municipal de Sinop.
Ainda, durante a cerimônia, o comandante Gleidson, piloto da aeronave de combate a incêndios, fez uma demonstração do trabalho dos bombeiros durante as queimadas. O Avião que tem capacidade para armazenar 3 mil litros de água, despejou uma grande quantidade em frente ao pavilhão onde estavam os participantes.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55