Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 28 de Setembro de 2021

Geral

Torre com primeiro dispositivo Antiqueimadas começou a funcionar

O equipamento criado em Sinop foi implantado na Fazenda Cascata

Prevenção | 09 de Julho de 2021 as 09h 40min
Fonte: Anderson Oliveira

Assessoria CDL

O primeiro “Dispositivo Antiqueimadas”, criado pela AMEA – Associação Mato-grossense de Educação Ambiental em Sinop, foi lançado nesta quinta-feira, (08), na fazenda Cascata, distante 70km de Sinop.

Instalado em uma torre com 15 metros de altura, o aparelho monitora a temperatura do ar, umidade, ocorrência de chuva, pressão atmosférica, detecção de chamas, velocidade e direção do vento. A tecnologia pretende criar uma rede de informações climáticas para prevenir incêndios.

Todos os dados são informados em tempo real, e encaminhados, através da internet instalada na torre, para uma central.

A AMEA contou com o apoio de pesquisadores da Universidade de Pepperdine, (Califórnia – EUA), México, Namíbia e do Quênia para desenvolver o “Radar do Fogo” – Dispositivo Antiqueimadas, que vai funcionar através de inteligência artificial.

Agora, serão instaladas 20 torres no Pantanal para evitar catástrofes ambientais como a ocorrida em 2020 que devastou mais 25 mil quilômetros quadrados do bioma, e a morte de animais silvestres.

O Padre Prim, abriu a cerimônia de lançamento com a benção, em seguida, O Tenente Coronel Jean Oliveira apresentou a ação desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros para combater o incêndio florestal.

A presidente da AMEA, Agneia Siqueira, falou sobre o projeto e o desenvolvedor do equipamento, o Físico, Arquimedes Luciano, disse sobre o funcionamento do aparelho, e apresentou dados coletados durante o lançamento. “ O dispositivo pode monitorar um raio de 20 a 30 mil metros”, explicou o PHd.

Participaram do evento, o Comandante regional do Corpo de Bombeiros Giovanni Egger. A prefeitura Municipal de Sorriso foi representada por Fábio Santos, o diretor da Associação Floresta Urbana, Fernando Zelmman, representantes da Unesin, o Relações Públicas da CDL, Douglas Carvalho. O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges Ferreira, representou o Governador Mauro Mendes e a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Malmann, representou a Prefeitura Municipal de Sinop.

Ainda, durante a cerimônia, o comandante Gleidson, piloto da aeronave de combate a incêndios, fez uma demonstração do trabalho dos bombeiros durante as queimadas. O Avião que tem capacidade para armazenar 3 mil litros de água, despejou uma grande quantidade em frente ao pavilhão onde estavam os participantes.