Caso em Sinop
TJMT anula condenação e fazendeiro acusado de matar ex-esposa a facadas passará por novo júri popular
Casal conviveu por mais de duas décadas e réu cometeu o crime quando a vítima pediu separação
Geral | 17 de Outubro de 2024 as 14h 57min
Fonte: O documento
A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) anulou a condenação do fazendeiro e empresário Moacir Bachiega, acusado de matar a ex-esposa, a agrônoma Rosilene da Silva Bachiega, em 2010, na cidade de Sinop (a 500 km de Cuiabá). Sentenciado a 6 anos e 8 meses de prisão em um julgamento realizado em 2023, Moacir passará por um novo júri, em data ainda a ser definida.
A decisão unânime foi proferida pelos magistrados da Segunda Câmara, que seguiram o voto do desembargador Rui Ramos, relator do recurso apresentado pelo Ministério Público do Estado (MPMT). O órgão contestou a sentença aplicada ao fazendeiro, considerando-a “branda” para a gravidade do crime.
De acordo com o processo, o assassinato aconteceu em agosto de 2010, quando Moacir encontrou Rosilene na casa de uma amiga em Sinop. Após entrar no imóvel, ele desferiu várias facadas nas costas da ex-esposa. A amiga de Rosilene relatou ter ouvido um grito e, ao entrar na casa, encontrou a vítima gravemente ferida.
Após cometer o crime, Moacir tentou tirar a própria vida, também se esfaqueando, mas foi impedido pela Polícia Militar, que chegou ao local a tempo de socorrê-lo.
No julgamento de 2023, o júri considerou que o crime ocorreu sob “violenta emoção” e após uma “injusta provocação” por parte da vítima, o que reduziu a pena de Moacir. A defesa argumentou que o fazendeiro agiu após uma suposta agressão sofrida momentos antes do crime.
No entanto, o desembargador Rui Ramos discordou dessa interpretação. “Eu não posso entender como estar sob domínio de violenta emoção e injusta provocação da vítima quando a vítima não pretende mais conviver com a pessoa. Essa decisão dos jurados escapa das provas dos autos”, afirmou o relator ao justificar a anulação do júri.
O casal esteve junto por 22 anos, e, conforme o relato da denúncia, vivia um relacionamento turbulento. Em 2010, Rosilene decidiu se separar, e foi durante esse período de separação que o crime aconteceu.
Notícias dos Poderes
CNJ abre processo contra juiz que confiscou celular de advogado assassinado em Cuiabá
Ministro considerou suspeitas condutas do magistrado na condução do caso que investigou a morte do Jurista, morto a tiros em 2023 e, Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h40Sérgio Ricardo rebate críticas sobre aprovação de contas da Prefeitura de Cuiabá
11 de Dezembro de 2024 as 17h33Lula fará novo procedimento nesta quinta para bloquear fluxo de sangue no crânio
Segundo boletim médico, segunda cirurgia, que é pouco invasiva, é complementar à intervenção feita na terça
11 de Dezembro de 2024 as 17h26TCE-MT aponta irregularidades em contratação da SES-MT e aplica multa ao secretário estadual de saúde
Pelas irregularidades no processo licitatório, o secretário foi multado em quase R$ 1,5 mil
11 de Dezembro de 2024 as 16h40Empresários reclamam e CDL cobra Energisa por problemas no fornecimento de Energia em Sinop
11 de Dezembro de 2024 as 16h29Lançado Edital para realização do Concurso Público da Prefeitura de Sinop
Ao todo, serão 48 cargos e cerca de 600 vagas que suprirão as necessidades das secretarias que compõem a Administração Pública Municipal (Edital 001/2024), além de outras 04 específicas para a Procuradoria Jurídica
11 de Dezembro de 2024 as 16h26