Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 31 de Julho de 2025

Menu

Desastre natural

Terremoto de 8,8 na Rússia que gerou tsunami no Pacífico foi um dos mais fortes da História; veja lista

Sismo desatou ondas de quatro metros em alguns lugares e ordens de retirada do Japão ao Havaí e ao Equador; apenas outros cinco abalos tiveram maior magnitude

Geral | 30 de Julho de 2025 as 09h 55min
Fonte: Foto: USGS

Foto: Divulgação

Um sismo de magnitude 8,8 na costa do extremo oriente da Rússia entrou para a lista de terremotos mais poderosos já registrados. O tremor provocou alguns tsunamis com ondas de quatro metros nesta quarta-feira e alertas de retirada do Japão ao Havaí e ao Equador. O terremoto ocorreu na manhã desta quarta-feira (horário local) na costa de Petropavlovsk, na Península de Kamchatka, a uma profundidade de 19 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O USGS afirmou que este foi um dos 10 terremotos mais poderosos já registrados, e o Ministério de Emergências da Rússia relatou um tsunami que inundou parte da cidade de Severo-Kurilsk, nas Ilhas Curilas, a cerca de 350 quilômetros de distância. Fortes ondas também afetaram o Japão.

Quais foram os terremotos mais fortes da história?

Em termos de magnitude, o tremor em Petropavlovsk só foi superado por outros cinco sismos na História. Saiba quais foram os terremotos mais fortes, segundo o USGS:

1. Valdivia, Chile (1960): Um terremoto de magnitude 9,5 deixou cerca de 1.655 mortos, causou danos em Valdivia e Puerto Montt e desatou um tsunami que destruiu várias regiões, incluindo Puerto Saavedra. Ao menos 61 pessoas morreram no Havaí, 138 no Japão e 32 nas Filipinas.

2. Alasca, EUA (1964): Com magnitude 9,2, o terremoto deixou 131 mortos, a maioria deles por um tsunami. O evento destruiu as cidades de Anchorage e Valdez e abalou partes do Canadá, da costa oeste dos Estados Unidos e o Havaí.

3. Sumatra, Indonésia (2004): De magnitude 9,1, o terremoto e o tsunami que ele causou deixaram mais de 283 mil mortes. Outras 14 mil pessoas ficaram desaparecidas. O tremor atingiu dez países do Sul da Ásia e Leste da África e gerou impactos nos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico.

4. Honshu, Japão (2011): O terremoto de magnitude 9,1 e o tsunami decorrente dele deixaram mais de 15 mil mortos, além de quatro mil desaparecidos. Cidades como Iwate, Miyagi e Fukushima ficaram destruídas, e houve danos à usina nuclear de Fukushima. O tremor também foi sentido nos Estados Unidos, no Peru e no Chile.

5. Kamchatka, Rússia (1952): Com magnitude 9,0, o terremoto causou um tsunami no Havaí e chegou a impactar a Califórnia e o Alasca. Não houve registro de mortes.

6. Equador-Colômbia (1906): Assim como o terremoto desta semana na Rússia, o tremor teve magnitude 8,8. Daquela vez, desatou um tsunami que deixou entre 500 e 1.500 mortos. Ondas de mais de três metros atingiram o Havaí e de cinco metros, a Colômbia. O Japão também sentiu o abalo.

7. Maule, Chile (2010): Também com magnitude 8,8, o terremoto causou um tsunami — juntos, deixaram 523 pessoas mortas, além de 12 mil feridos. O evento destruiu partes de cidades como Concepción e Talcahuano, e o tsunami chegou aos Estados Unidos e ao Japão.

8. Ilhas Rat, Alasca, EUA (1965): De magnitude 8,7, o terremoto desatou um tsunami com ondas de mais de dez metros em Shemya. Houve danos a prédios e à infraestrutura local, mas não foram registradas mortes.

9. Alasca, EUA (1946): O terremoto de magnitude 8,6 causou um tsunami que destruiu o farol de Scotch Cap, deixando cinco mortos. Também houve outras 155 mortes, a maioria no Havaí.

10. Assam, Tibete (1950): Com magnitude 8,6, esse tremor deixou 1.530 pessoas mortas e destruiu mais de duas mil construções, como casas e centros religiosos. Uma onda de sete metros destruiu o entorno do rio Brahmaputra, onde 536 pessoas morreram.

11. Sumatra, Indonésia (2012): Com magnitude 8,6, o terremoto matou duas pessoas, levou outras nove a sofrerem ataques cardíacos e afetou a infraestrutura de Aceh.

12. Sumatra, Indonésia (2005): De magnitude 8,6, o terremoto matou mais de mil pessoas e feriu outras 300. Ondas de três metros afetaram a infraestrutura portuária e aeroportuária de Simeulue.

13. Alasca, EUA (1957): O terremoto de magnitude 8,6 foi inicialmente avaliado como 9,1. Na ocasião, o tremor afetou pontes e abriu uma fenda numa estrada de Adak Island. Ondas de 15 metros devastaram vilas no Havaí.

14. Atacama, Chile (1922): O sismo de magnitude causou um tsunami em cidades como Coquimbo, no Chile, e no Havaí. Mais de 100 pessoas morreram.

15. Tual, Indonésia (1938): Com magnitude 8,5, o terremoto destruiu partes das ilhas Banda e Kai e desatou tsunami. Não há informações exatas sobre o número de mortes decorrentes do evento.

16. Ilhas Curilas, Rússia (1963): O terremoto foi avaliado com magnitude 8,5, mas sem registro de mortes.