Vulnerabilidade
''Tenho que viver como uma vampira'', diz mulher com alergia ao sol
Emily Richardson, 36 anos, foi diagnosticada com uma doença rara que causa queimaduras e bolhas na pele com a exposição aos raios de sol
Geral | 01 de Novembro de 2025 as 18h 03min
Fonte: Power Mix

A americana Emily Richardson, de 36 anos, vive há anos como uma “vampira”, evitando qualquer contato com o sol. Apenas alguns segundos de exposição provocam queimaduras de terceiro grau com bolhas em sua pele.
“Todos os dias da minha vida tenho que viver como uma vampira porque o sol pode realmente me matar. Isso controla completamente a minha vida. A cada segundo preciso ficar atenta à posição do sol”, conta Emily.
O início do problema
O quadro começou quando Emily tinha 16 anos, no Tennessee, Estados Unidos, quando seu rosto inchar e coçar após passar algum tempo exposta ao sol. Com o passar dos anos, as reações pioraram, intensificando-se em 2021, após a Covid longa.
Em 2023, ela foi internada pela primeira vez por uma semana devido a uma reação alérgica a medicamento agravada pela exposição solar. Desde então, já precisou de hospitalização outras três vezes, mesmo com apenas 30 segundos de contato com a luz solar. “Se eu ficar um pouquinho exposta, surgem pequenas lesões ou úlceras dentro da boca. Trinta segundos provavelmente me levariam ao hospital”, afirma.
Diagnóstico
Em 2024, Emily recebeu o diagnóstico de síndrome de Stevens-Johnson (SSJ), doença rara e grave que afeta pele e mucosas, geralmente causada por reação a medicamentos. A síndrome começa com sintomas semelhantes aos da gripe, seguidos por erupção cutânea dolorosa, formação de bolhas e descamação da camada superficial da pele. O tratamento envolve suspensão do medicamento causador, cuidado das feridas, controle da dor e prevenção de complicações, podendo levar semanas ou meses para recuperação.
No caso de Emily, a síndrome parece ter sido desencadeada também pela alergia aos raios ultravioleta (UV). Sua pele queima de dentro para fora, incha, e forma bolhas que escorrem pelos poros. “Os médicos acreditam que nasci com uma doença autoimune, que é a causa subjacente de todos os meus problemas de saúde. Em 2021, a Covid pode ter destruído o que restava do meu sistema imunológico”, explica.
Impacto na vida pessoal e profissional
Desde 2024, Emily não apresentou reações graves, mas precisou abandonar sua carreira como corretora de imóveis, devido ao risco de queimaduras graves. “Agora que minha carreira acabou, minha vida parou de repente. Passar a ficar tão isolada e completamente sozinha foi uma grande mudança”, lamenta.
Hoje, ela raramente sai de casa e, quando necessário, usa roupas de proteção UV, luvas, capuz e máscara. Além disso, toma cuidado para que suas roupas não tenham rasgos, evitando qualquer contato da pele com a luz solar.
Notícias dos Poderes
Vigilância Sanitária revela que MT tem 14 lotes de whisky com suspeita de contaminação por metanol
01 de Novembro de 2025 as 01h51Justiça de Mato Grosso anula multa ambiental de R$ 10 milhões aplicada a produtor rural de Matupá
31 de Outubro de 2025 as 17h08Sema e PM apreendem animais comercializados ilegalmente no norte do estado
A equipe contabilizou aproximadamente 24,37 kg de carne análoga à jacaré e 11,36 kg de minhocuçu
31 de Outubro de 2025 as 16h31STF forma maioria e lei da moratória da soja passa a valer em janeiro
O julgamento está com 7 votos favoráveis e 2 contra. O julgamento estava marcado para terminar às 23h59 de quinta-feira (30)
31 de Outubro de 2025 as 15h25Homem sai do coma e acusa namorada de causar acidente intencional; ele morreu oito meses depois
Daniel Waterman, de 22 anos, relatou à polícia o que realmente aconteceu em suposto acidente
31 de Outubro de 2025 as 15h11De um quarto de hotel, R$ 813 milhões roubados: veja o que a PF já sabe sobre o maior ataque hacker contra o sistema financeiro
Operação com apoio da Interpol tem detenções no Brasil, na Argentina e na Espanha e mira os autores do roubo de dinheiro de reservas de instituições financeiras usadas para operar o Pix
31 de Outubro de 2025 as 09h57Mato Grosso é único estado da Amazônia Legal com aumento no desmatamento em um ano
Outros estados apresentaram reduções significativas no número de desmatamentos no mesmo período. No ano, houve redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado
31 de Outubro de 2025 as 09h50Jovem de 28 anos morre em acidente de moto ao voltar para casa para amamentar filha
Motociclista voltava para casa para amamentar a filha de quatro meses quando foi atingida por um carro que tentava fazer um retorno.
31 de Outubro de 2025 as 09h46