Estação das chuvas
Temporais derrubam quase cem postes em dois dias em Mato Grosso
Energisa mantém contingência para atender os impactos das mudanças climáticas e alerta para medidas de segurança em caso de chuva forte
Geral | 06 de Outubro de 2021 as 14h 33min
Fonte: Assessoria Energisa

A chegada da primavera trouxe impactos para a rede de distribuição de energia. Todas as equipes externas e de atendimento da Energisa Mato Grosso estão em alerta para possíveis transtornos causados por temporais. Em apenas dois dias, entre sábado e domingo, houve a queda de quase cem postes no estado, principalmente em Rondonópolis e cidades da região norte.
De acordo com o gerente de operações da companhia, Thiago Martins, essas condições se agravam em regiões descampadas, com rajadas de vento acima dos 70 km por hora e de difícil acesso, com atoleiros.
“As estruturas da rede elétrica da concessionária são projetadas e construídas com materiais resistentes para que em situações adversas, com uso de ferro e concreto, para que a distribuição de energia não seja tão afetada e que os clientes permaneçam seguros. Porém, as condições apresentadas são extremas. Quando a chuva encontra campos abertos, o vento fica sem resistência e essa pressão sobre as redes de energia é muito maior”, explicou.
O gerente pede a compreensão dos clientes e destaca que todos precisam estar atentos a segurança. Por exemplo, no imediato colapso de poste, não chegar perto de forma alguma da estrutura e acionar a empresa. “As redes de distribuição têm sistema de segurança que cortam a energia, mas a cautela de não tocar nos fios e estruturas é muito importante. Além disso, a água é um condutor elétrico natural, o que pode provocar choques e até mesmo acidentes mais sérios, detalha Thiago Martins.
Existem outros alertas para dias chuvosos, como:
- Não ligar equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas;
- Não fazer manutenções durante a chuva, principalmente em telhados, correndo o risco de ser atingido por raios. Os equipamentos elétricos ligados à tomada também não devem ser manuseados em momentos de chuva, pois há chance de choque elétrico;
- Sempre desligar o disjuntor em casos de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa;
- Evitar ficar perto de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados. Não encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigar em lugares abertos, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais;
- Em casos de objetos serem arremessados na rede elétrica por conta de ventos, a orientação é não aproximar e não tentar afastar a fiação.
Acompanhamento 24 horas
O Plano de Contingência das situações extremas organiza uma força-tarefa envolvendo todos os departamentos da empresa para fazer o atendimento de todas as ocorrências. “Nós temos equipes treinadas e contamos com esses reforços para atender os clientes o mais rápido possível para poder restabelecer a energia das regiões afetadas pela chuva”, comenta Thiago.
As prefeituras, por exemplo, são acionadas pelos gestores e analistas de poder público. Todas as regionais da empresa no estado têm esses profissionais, que fazem contato direto até mesmo com os prefeitos, se houver necessidade, informando o ocorrido e os prazos para retorno.
Recentemente, a empresa inaugurou um novo Centro de Operações Integrado (COI), onde é monitorado em tempo real a rede de distribuição de energia de todo o estado, vinte e quatro horas por dia. São cem operadores trabalhando para poder oferecer o apoio necessário para as equipes de campo, agilizando e dando eficiência para os atendimentos. “Nossas equipes também realizam inspeções e há investimentos constantes nas redes para manter a qualidade da distribuição de energia”, explica Thiago.
Canais de atendimento
- Call Center: 0800 6464 196
- Site: www.energisa.com.br
- WhatsApp (Gisa): (65) 99999 7974
- Aplicativo Energisa On
Notícias dos Poderes
TCU pede explicações ao Ministério da Agricultura sobre emendas para obras em MT
20 de Setembro de 2025 as 08h22Caixa de Sinop vai leiloar joias que estavam em penhor
São mais de 860 peças com um valor inicial que ultrapassa os R$ 660 mil
19 de Setembro de 2025 as 15h29Justiça dá prazo de 10 dias para réus se manifestarem em ação do MP
19 de Setembro de 2025 as 15h17Prefeitura abre licitação para construção da primeira maternidade pública de Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h44AMEA visita Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil em Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h26Trabalho infantil cresce e atinge 1,65 milhão de crianças e adolescentes no Brasil
Levantamento do IBGE revela que, entre jovens de 16 e 17 anos, quase metade trabalha ao menos 25 horas por semana
19 de Setembro de 2025 as 11h11Salário de R$ 37 mil: concurso para a PGE de MT encerra inscrições nesta sexta
19 de Setembro de 2025 as 11h07Terceira edição do Sinop Sustentável será realizada nos dias 26 e 27 de setembro
O evento tem como objetivo apresentar sistemas sustentáveis e mostrar como eles têm contribuído para o desenvolvimento de negócios e atividades na região norte de
19 de Setembro de 2025 as 10h41