Consenso
TCE-MT buscará consenso entre governo e servidores na luta por recomposição salarial
Geral | 01 de Abril de 2025 as 15h 30min
Fonte: TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, contribuirá com a busca de um consenso entre o Governo e os servidores estaduais, que lutam pela recomposição das perdas salariais acumuladas nos últimos anos. A data-base e o índice de reajuste anual, previstos na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 01/2025, foram abordados junto a representantes de mais de 20 sindicatos nesta terça-feira (31), em reunião considerada como “histórica” para o movimento sindical.
"Estamos tratando de um tema que exige sensibilidade, mas também responsabilidade. É uma pauta legítima, que precisa ser enfrentada com técnica e equilíbrio. O que pedi às entidades foi organização: que apresentem suas demandas com dados, fundamentos e clareza. Com base nisso, o Tribunal poderá ajudar a construir um caminho viável. Quando a reivindicação é justa e bem apresentada, o Governo não terá dificuldades em compreender e dialogar. O importante é que esse processo aconteça dentro da legalidade e com respeito à capacidade financeira do Estado”, afirmou o presidente.
Sérgio Ricardo destacou que a proposta impacta a vida de mais de 100 mil famílias de servidores ativos, aposentados e pensionistas, ressaltando a importância do diálogo institucional para a construção de caminhos. "Os tribunais de contas têm credibilidade junto à sociedade e às instituições, e isso nos dá condições de exercer um papel de mediação. Quando o servidor público apresenta suas demandas de forma clara, organizada e fundamentada, é possível construir soluções concretas. O TCE não está aqui apenas para apontar problemas, mas para ajudar a resolvê-los”, acrescentou.
À frente do debate na Assembleia Legislativa (ALMT), a deputada Janaina Riva explicou que a atuação do TCE-MT será fundamental para a formação do índice de recomposição que será apresentado. “Queremos ter um número real, exato, para que possamos sentar à mesa de negociações. Hoje, não temos um índice a ser apresentado nem para o governo, nem para a Assembleia. Então, esse acompanhamento é vital para que possamos, no futuro, apresentar uma pauta que não tenha incompatibilidade com a LRF. É isso que permitirá avançar com responsabilidade fiscal e segurança jurídica”, afirmou.
Ao apontar a reunião como um momento histórico para os servidores do Estado, a presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Estaduais, Carmen Machado, ressaltou que o avanço das políticas públicas em Mato Grosso passa pela valorização dos profissionais. “Isso é muito importante, porque apresenta uma nova roupagem do Tribunal de Contas, não só no papel de fiscalizador, mas no papel de mediador para as demandas do Estado em prol, não só dos serviços públicos, mas consequentemente dos seus servidores.”
A PEC 01/2025
A Proposta de Emenda Constitucional 01/2025 foi apresentada à Assembleia Legislativa em 22 de janeiro, após a aprovação da RGA de 2025 com base na inflação medida pelo IPCA, de 4,83%. O texto busca transformar em norma constitucional a obrigatoriedade do reajuste, fixando a data-base em janeiro e adotando a variação da Unidade Padrão Fiscal (UPF) como índice de correção, com o objetivo de evitar a necessidade de leis anuais para garantir a revisão salarial.
Com isso, a proposta visa garantir previsibilidade e segurança jurídica para o funcionalismo público, além de acabar com as mobilizações recorrentes para assegurar o cumprimento de um direito previsto na Constituição Federal. Além disso, a iniciativa busca o reconhecimento do Governo do Estado de perdas salariais acumuladas durante os anos sem RGA, especialmente nos períodos da pandemia e da crise fiscal. A proposta deve ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa.
Também participaram da reunião representantes do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (Sintesmat), Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindes-MT), Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus), Sindicato dos Policiais Penais (Sindpen), Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindspen-MT), Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep-MT) e Associação dos Policiais Penais (Associação Sindpen).
Notícias dos Poderes
Exponorte 2024 começa nesta semana em Sinop com segurança e trânsito reforçados
12 de Maio de 2025 as 16h20Justiça autoriza uso de provas da PF em ação que pode cassar prefeito de Sorriso
PF liga empresa de VG a caixa dois de prefeito de Sorriso
12 de Maio de 2025 as 16h10Exponorte começa na quarta-feira (14) e entrada será 1kg de alimento
12 de Maio de 2025 as 15h31Um Presente de Amor-Próprio no Mês das Mães: A Arte de Transformar com Dra. Fátima Munhoz
12 de Maio de 2025 as 12h18Assessor de deputado é condenado por associar Janaina à corrupção e a atos do pai
Eduardo Gomes de Andrade publicou texto e vídeo aonde, sem provas, liga a deputada Janaina Riva a esquemas de corrupção envolvendo o seu pai, o ex-deputado José Geraldo Riva
12 de Maio de 2025 as 12h11Mesmo ameaçado, Nery não acreditava que seria morto após repercussão do caso Zampieri
A informação foi repassada pelos delegados Caio Albuquerque e Bruno Abreu na manhã desta segunda-feira (12)
12 de Maio de 2025 as 10h52Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções em Sinop
Uma grande operação foi mobilizada para combater as chamas; foram utilizados aproximadamente 10 mil litros de água
12 de Maio de 2025 as 10h47Mato Grosso tem 71 crianças disponíveis para adoção, maioria meninos com deficiência e adolescentes de 12 a 14 anos
Nenhuma das 14 crianças ou adolescentes adotados tinha deficiências quaisquer problemas de saúde
12 de Maio de 2025 as 09h05