Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 30 de Abril de 2025

Menu

Hilux e Corolla

Supremo autoriza PF a usar carros de desembargador e lobista

Geral | 28 de Abril de 2025 as 19h 34min
Fonte: Mídia News

Foto: Divulgação

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal (PF) a utilizar, em operações policiais, os veículos do desembargador do Tribunal de Justiça João Ferreira Filho, do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves e outros três advogados.

Os carros – de alto valor comercial – foram apreendidos pela própria Polícia Federal em novembro passado, durante a Operação Sisamnes, que apura um suposto esquema de venda de sentença na Justiça de Mato Grosso. A suspeita surgiu a partir de mensagens colhidas no celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023 em Cuiabá.

A decisão é de terça-feira passada (23) e atende pedidos feitos pela corporação ao ministro.

Entre os carros estão três Toyota Corolla e três Toyota Hilux. Um Corolla pertence ao desembargador João Ferreira, e duas Hilux ao lobista Andreson.

Os outros veículos pertencem à esposa de Andreson, a advogada Mirian de Mello Gonçalves, e aos também advogados Rafael Macedo Martins e Rodrigo Vechiato da Silveira.

Na decisão, Zanin destacou que a medida "atende ao interesse público, uma vez que atende à demanda por veículos com características similares à dos veículos apreendidos, para uso em operações da Polícia Federal, ao mesmo tempo que minimiza os efeitos deletérios que a apreensão sem uso dos automóveis produz".

Apesar da permissão, o ministro determinou que a Polícia Federal envie relatórios periódicos à Justiça sobre o estado de conservação dos veículos.

Os veículos serão usados pela superintendência de Mato Grosso e também pela Dicor (Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção).

 

Confira a lista dos veículos autorizados para uso:

Toyota Corolla, cor branca – propriedade de João Ferreira Filho

Honda HR-V EXL HS, cor branca – propriedade de Rafael Macedo Martins

Toyota Hilux, cor branca – propriedade de Andreson de Oliveira Gonçalves

Toyota Hilux, cor cinza – propriedade de Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves

Toyota Hilux, cor cinza – propriedade de Andreson de Oliveira Gonçalves

Toyota RAV4, cor cinza – propriedade de Rodrigo Vechiato da Silveira

Toyota Corolla, cor branca – propriedade de Rafael Macedo Martins

Toyota Corolla, cor branca – propriedade de Rodrigo Vechiato da Silveira

 

Operação Sisamnes

Em novembro do ano passado, a Operação Sisamnes teve como alvos de medidas cautelares o desembargador Sebastião de Moraes Filho, o desembargador João Ferreira Filho, o advogado Flaviano Kleber Taques Figueiredo, os empresários do ramo de mineração e sócios do grupo Fource Valdoir Slapak e Haroldo Augusto Filho, além do advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho de Sebastião de Moraes Filho. 

Também foram alvos o ex-assessor Rodrigo Vechiato da Silveira, o ex-servidor do Tribunal de Justiça Rafael Macedo Martins, o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves e sua esposa, a advogada Mirian Ribeiro Rodrigues Gonçalves. 

O principal alvo da Operação Sisamnes foi o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como um dos principais envolvidos em um esquema de venda de sentença no Superior Tribunal de Justiça.

Na ocasião, Zanin, definiu a prisão de Andreson, que está preso até os dias atuais, e ainda determinou o bloqueio de bens do lobista – entre contas pessoais e de suas empresas - em R$ 6 milhões, e da sua esposa Mirian Gonçalves em R$ 1 milhão.

Foram dez alvos, que também sofreram busca e apreensão. As ordens de busca e apreensão foram cumpridas pela PF em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal.