Caso em investigação
Sucuri ícone de Bonito é encontrada morta; animal teria sido abatido a tiros
Causas da morte da serpente ainda são investigadas; identificação da cobra foi feita a partir das manchas pelo corpo
Geral | 25 de Março de 2024 as 15h 18min
Fonte: O tempo

Lembra da sucuri gigante filmada em vídeo com um biólogo holandês em um rio do Pantanal e viralizou no mês passado? Pois é, ela foi encontrada morta nesse domingo (24) às margens do rio Formoso, em Bonito (MS). Segundo o documentarista de vida selvagem Cristian Dimitris, o animal morto é o mesmo do vídeo que foi compartilhado pelo biólogo holandês Freek Vonk. “É revoltante”, escreveu.
As causas da morte da serpente ainda são investigadas. A identificação da cobra foi feita a partir das manchas delas pelo corpo - que são como digitais da espécie -, segundo Dimitrius.
A especialista em sucuris da USP Juliana Terra, que acompanhava o animal há 8 anos, também confirmou a identificação do animal. Juliana registrou eventos reprodutivos, gestações e filhotes da sucuri ao longo do tempo.
A cobra, que era símbolo da região, era chamada de Ana Julia. Há suspeita de que a cobra possa ter sido morta por tiros, mas a Polícia Militar Ambiental ainda vai investigar o caso. O corpo do animal estava completamente inchado.
A Prefeitura de Bonito lamentou o ocorrido e repudiou a morte da sucuri ‘Ana Julia’. “A relevância de um animal desse porte nas nossas áreas mostram o quão equilibrado o nosso ambiente está, porque um ambiente para suportar um animal topo de cadeia, como uma sucuri de quase 7 metros, precisa estar no mínimo equilibrado e essa atitude pessoal, de alguém que cometa um ato como este, é totalmente desprezível e vai contra tudo aquilo que a gente trabalha para em prol do meio ambiente. Então esperamos que as autoridades competentes consigam identificar os autores e punir os culpados”, afirmou.
Notícias dos Poderes
ANTT autoriza desapropriação de 115 mil m² às margens da BR-163
Permissão é para construção de um grande viaduto na junção com a MT-438 que dá acesso a Vera
27 de Março de 2025 as 17h24Governo de MT assina decreto que estabelece período proibitivo de uso do fogo
A norma também dispõe sobre situação de emergência e constitui a sala de situação central em Mato Grosso
27 de Março de 2025 as 17h04Dirigentes da CDL Sinop participam de reunião com o governador
27 de Março de 2025 as 15h18Mulher que pichou estátua pede perdão e diz que agiu no calor do momento
27 de Março de 2025 as 14h11Anvisa interdita linha de cremes dentais da Colgate após lesões bucais em consumidores
O órgão, a depender da avaliação, pode determinar a suspensão da fabricação e venda do produto
27 de Março de 2025 as 14h01Mulher foge de hospital em BH após colocar silicone e fazer lipo
Paciente ainda estava com acesso venoso quando fugiu do local
27 de Março de 2025 as 13h53Governo de MT destina R$ 125 milhões para combater incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2025
Valor representa um aumento de mais de 68% no investimento para combate aos crimes ambientais
27 de Março de 2025 as 12h47Megaoperação da Polícia Civil cumpre 120 mandados contra criminosos que movimentaram R$ 60 milhões em furtos de módulos de caminhões
Investigações da Derf de Cuiabá identificaram um grupo criminoso estruturado com atuação em outros quatro estados do País
27 de Março de 2025 as 11h55