Nasceu no grilo
STJ diz que escritura da Colonizadora Sinop é fraudulenta
Ministro mantém o cancelamento da matrícula de centenas de imóveis
Geral | 03 de Dezembro de 2021 as 17h 56min
Fonte: Redação com Olhar Jurídico

O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, negou provimento a um recurso da Colonizadora Sinop, pelo qual buscava indenização pela desapropriação de uma área. Foi mantido o cancelamento da matrícula de centenas de imóveis localizados naquele município. O magistrado considerou que a escritura é fraudulenta. O assunto foi abordado pelo GC Notícias ainda no ano de 2018. Clique aqui para ler.
A decisão inicial, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, já havia reconhecido fraude, tendo como base uma perícia da Polícia Federal, a qual compõe o processo na esfera federal e que já está concluído, atestando que a matricula identificada como nº 1.717, da Colonizadora Sinop, é fraudulenta, provando que houve unificação e remembramento com incidência sobre áreas de terceiros e superposição de títulos e áreas diversas. O ministro Herman Benjamin citou que, ação de indenização por desapropriação indireta é proposta pelo proprietário de direito real do imóvel esbulhado pelo Estado. “Incidente de falsidade tendo por objeto o título dominial da apelante constatou, sem margem de dúvidas, que a escritura da área supostamente desapropriada para a instalação da BR-163 é fraudulenta, conforme laudo elaborado pela Seção de Criminalística da Polícia Federal — SECRIM/SR/DPF/MT, pois derivada de escritura de unificação de áreas não confrontantes entre si e sobrepostas a áreas de terceiros”, diz trecho da decisão.
O magistrado citou que a declaração de nulidade do registro imobiliário acarreta a ilegitimidade da empresa, e inviável a apreciação da pretensão indenizatória. Ele negou provimento ao recurso.
“Não há como se analisar a tese defendida no Recurso Especial de que os demais documentos carreados aos autos e o laudo técnico provam que a parte agravante é a legítima proprietária do imóvel, bem como que o incidente de falsidade não espelha a situação real de seu título, porquanto inarredável a revisão do conjunto probatório dos autos para afastar as premissas fáticas estabelecidas pelo acórdão recorrido em sentido contrário ao defendido pela parte ora agravante”.
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53