Decisão unânime
STF decide que mulheres podem concorrer a todas as vagas em concursos da PM e Bombeiros
Leis estaduais limitavam a participação feminina por meio de cotas entre 10% e 20%
Geral | 14 de Agosto de 2024 as 10h 18min
Fonte: HNT noticias

O Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu, de forma unânime, que as candidatas do sexo feminino poderão concorrer a todas as vagas nos concursos públicos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. O julgamento, realizado em sessão virtual encerrada no dia 12 de agosto de 2024, foi conduzido pelo ministro Cristiano Zanin.
A ação direta de inconstitucionalidade, proposta pela Procuradoria-Geral da República, questionava os artigos 27 e 28 das Leis Complementares nº 529/2014 e 530/2014 de Mato Grosso, que reservavam de 10% a 20% das vagas exclusivamente para mulheres nos concursos dessas corporações.
O STF decidiu que esses percentuais devem ser entendidos como mínimos, garantindo às mulheres o direito de disputar a totalidade das vagas, além das cotas já estabelecidas. A decisão reforça as políticas de ação afirmativa e afasta qualquer interpretação que possa restringir a participação feminina ou reservar vagas exclusivamente para candidatos do sexo masculino.
De acordo com o voto do ministro, a decisão assegura às mulheres "o direito de concorrer à totalidade das vagas oferecidas nos certames, para além das reservas de 20% e 10% de vagas exclusivas, reconhecendo-se tais dispositivos como política de ação afirmativa, afastando-se, assim, qualquer exegese que admita a restrição à participação de candidatas do sexo feminino.”
A decisão terá eficácia ex nunc, ou seja, valerá para os concursos em andamento a partir da fase em que se encontravam no momento da concessão da medida cautelar, e para os futuros certames. Concursos já finalizados não serão afetados.
“Por fim, resguardando-se os concursos já concluídos, modulou-se os efeitos da decisão, a qual terá eficácia ex nunc, para atingir apenas os certames em andamento – a partir da fase em que se encontravam quando da concessão da medida cautelar – e os futuros”, finalizou Zanin.
Notícias dos Poderes
Prefeitura de Sinop lança licitação para obras estruturantes do Parque Jardim Botânico
18 de Setembro de 2025 as 10h24Primeira parceria de negócios da MT CONSTRUIR em Sinop é firmada logo na abertura da feira
18 de Setembro de 2025 as 07h41Homem morre após levar descarga elétrica em Sinop
17 de Setembro de 2025 as 22h07Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22