Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 22 de Janeiro de 2025

Menu

Violência

Site nacional mostra violência e guerra de facções enfrentadas pelos moradores do Nortão de MT

Entre os destaques do material está o alto índice de estupro em Sorriso, que foi o município brasileiro com maior incidência desse tipo de crime em 2023

Geral | 30 de Novembro de 2024 as 18h 17min
Fonte: J1 Agora

Foto: Reprodução

A Agência Pública, site nacional especializado em matérias especiais, publicou na última quinta-feira (28) um material sobre a violência vivida pelos moradores do Nortão de Mato Grosso, especialmente nos municípios de Nova Mutum, Sinop  e Sorriso.

Os jornalistas Caio de Freitas e João Canizares lembraram de casos como a chacina de Sorriso, quando mãe e três filhas foram assassinadas dentro de casa, a execução da candidata a vereadora trans e a filha do deputado Gilberto Cattani pelo ex-marido. A matéria fala sobre a alta incidência de crimes contra mulheres e as guerras de facções criminosas na região.

Entre os destaques do material está o alto índice de estupro em Sorriso, que foi o município brasileiro com maior incidência desse tipo de crime em 2023. "Em comum, as fontes ouvidas ligam o aumento de estupros no Nortão - um dos polos do conservadorismo no país - à força do machismo e notam uma relação dos crimes de gênero com o modelo econômico".

"Com base em informações das forças de segurança estatais, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que Sorriso, município que mais lucrou com a produção de soja no Brasil nos últimos cinco anos, tornou-se a capital nacional de estupros e estupros de vulneráveis em 2023, com taxa de 113,9 crimes a cada 100 mil habitantes, quase três vezes superior ao índice nacional", consta ainda na reportagem.

Já os crimes com requintes de crueldade estão ligados à guerra de facções na disputa por território para a venda de drogas. Nessas cidades fazem parte dessa guerra o Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC) e a Tropa Castelar, grupo que surgiu em Mato Grosso.