Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

Cinema

Sistema Fecomércio-MT contempla Sesc Arsenal com novo espaço de leitura e estudos

CineSesc e Sessão Pipoca garantem diversão para todas as idades

Geral | 06 de Abril de 2023 as 15h 49min
Fonte: Assessoria Sesc

Foto: Assessoria Sesc

Em abril, as seleções de filmes exibidos no CineSesc e Sessão Pipoca, no Sesc Arsenal e Sesc Rondonópolis, estão especiais. Os projetos que buscam democratizar o acesso a produções audiovisuais, trazem animações e documentários que se aprofundam na cultura de povos originários, debatem o racismo estrutural a partir da ótica de uma criança negra que supera desafios apoiada nos ensinamentos da família. A entrada é gratuita. Programe-se e bom filme!

 

O Sonho de Zezinho

Zezinho é uma criança inquieta e esperta que vai em busca dos seus sonhos em meio ao sertão nordestino. O menino rompe com o limite do tempo e dá um ritmo intenso a história, levando o espectador a viajar entre o passado e o agora. Com a simplicidade de uma criança, ele encara as dificuldades que a vida lhe propõe, oferecendo seus serviços de engraxate. O dinheiro conquistado nas ruas tem destino certo: ajudar a mãe e a compra de bilhetes no Cine Fênix para assistir seus filmes favoritos. 

 

Meu nome é Maalum

‘Maalum’ é uma animação sobre uma menina negra nascida no Brasil. A criança cresce cercada por fortes referências da cultura afro, fortalecendo sua identidade. Porém, quando começa a frequentar a escola sofre situações de preconceito que a entristece. A menina recebe a ajuda da família para ressignificar os acontecimentos e passar por cima dos acontecimentos constrangedores.

 

Rabiola

O documentário ‘Rabiola’ faz uma crítica a crise migratória estabelecida em Boa Vista, Roraima, após venezuelanos buscarem refúgio no estado brasileiro. Duas crianças do país vizinho disputam pipas com meninos brasileiros no Parque Anauá. A brincadeira, rotina entre os frequentadores do espaço de lazer, se torna uma demonstração nítida do confronto de ideias e choques culturais quando venezuelanos e brasileiros passam a conviver no mesmo local. Com a evolução das cenas, o nascimento da amizade entre os pequenos das duas nações, emocionam, constrangem e trazem fortes reflexões. ‘Rabiola’ traz na bagagem os prêmios de melhor filme, melhor roteiro e melhor atuação no ‘4ª Festival Olhar do Norte (2022)’ e melhor filme no ‘Prêmio Cultural da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima’.

 

Exibição Audiovisual - Celebra Cuiabá

A série documental ‘Sesc Celebra Cuiabá’ foi produzida pela MT Sesc TV. São três episódios, sendo que os dois primeiros ganham a tela do cinema do Sesc Arsenal no dia 6 de abril, às 19h, aprofundando a relação de um povo com suas origens e dos agregados à terra fértil e acolhedora chamada Cuiabá a partir da história e cultura. Já no dia 8 de abril haverá a estreia de um episódio especial sobre a Avenida 13 de junho, que acompanha a evolução urbana da capital e abriga prédios centenários, como o Arsenal, que resistem ao tempo.

 

Cadim

A animação ‘Cadim’ é um filme fora da curva. Em tons sombrios e desenhos nada comuns, provoca o espectador a exercer seu olhar crítico sobre a realidade dos moradores do nordeste brasileiro que são forçados a recomeçar suas vidas longe de onde nasceram, devido à seca e fome. Na trama, um retirante percorre um longo caminho com seu animal de estimação, um pássaro, que apazigua a solidão em meio ao percurso árduo, quente e desafiador.

 

Santo Antônio das Cachoeiras

As águas do Rio Madeira, em Porto Velho, escondem a história da primeira missão dos jesuítas brasileiros na região. O rio foi a via de trânsito encontrada pelos religiosos para alcançar e catequizar os nativos. O documentário retoma essas memórias, se utilizando de trechos de animação para construir sua narrativa e prender a atenção do público.

 

Remoinho

Uma protagonista com passado obscuro retorna à casa da mãe, no interior da Paraíba, acompanhada do filho. Sem esconder a decepção de percorrer o caminho de volta, a mulher instiga a curiosidade dos espectadores para descobrir o que a levou a assumir essa decisão e quais serão as próximas páginas da sua história.

 

Cuna

Um recorte sobre a importância das relações interpessoais durante a pandemia da Covid-19 é a proposta de ‘Cuna’, que aborda a temática com leveza, por meio de animações. O filme ainda leva o espectador a refletir sobre seu comprometimento com o futuro da humanidade, a partir da preservação do meio ambiente. ‘Cuna’ é dirigido por duas mulheres: Camila Campos e Gabi Etinger.

 

O Destino está na Origem

O antropólogo Pedro Castro Guimarães resume parte da sua imersão na cultura dos povos originários no Maranhão no documentário de pouco mais de uma hora de duração. A película registra o encontro de oitos etnias do Divino do Maranhão, povos guardiões de tradições religiosas centenárias, como as caixeiras que percorrem as ruas tocando tambores e evocando o ‘Divino’ por meio de rezas e cânticos.

 

A Caminho de Casa

A incrível jornada da cadelinha Bella para reencontrar seu lar é a base do enredo de ‘A Caminho de Casa’. A cachorra, fiel companheira de Lucas, um estudante de medicina veterinária, a resgatou ainda filhote, mas a pet é capturada por engano pelo controle de animais e levada para outra cidade. Mesmo distantes, Bella mantém viva a esperança de estar ao lado do dono novamente e enfrenta diversos desafios. A bússola para trilhar cada passo é o seu coração, sempre guiado pelo amor por Lucas. 

 

A Barca

O curta ‘A Barca’ é inspirado no conto ‘Natal da Barca’ da escritora Lygia Fagundes Telles. A obra audiovisual propõe reflexões sobre a linha desconhecida entre a vida e a morte. Uma mulher grávida, um homem embriagado e outra mulher com uma visão sobre o mundo que transita entre o fantasioso e o mundo real são os três passageiros de uma barca que corta as águas durante a noite.

 

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

 

Serviço

CineSesc e Sessão Pipoca no Sesc Arsenal

Quando: 6 a 30 de abril

Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)

Entrada gratuita

 

PROGRAMAÇÃO DO CINESESC E SESSÃO PIPOCA NO SESC ARSENAL

6 de abril

Exibição Audiovisual - Celebra Cuiabá

 

8 de abril

Exibição Audiovisual - Celebra Cuiabá

Sessão Pipoca: Cadim

 

9 de abril

Sessão Pipoca: Meu nome é Maalum

 

14 de abril

CineSesc: Santo Antônio das Cachoeiras

Sessão Pipoca: Cadim

 

15 de abril

Sessão Pipoca: O Sonho de Zezinho

CineSesc: Cuna

 

16 de abril

Sessão Pipoca: Rabiola

CineSesc: Remoinho

 

21 de abril

Sessão Pipoca: Meu nome é Maalum

CineSesc: Cuna

 

22 de abril

Sessão Pipoca: Rabiola

CineSesc: O Destino está na Origem

 

23 de abril

CineSesc: Santo Antônio das Cachoeiras

Sessão Pipoca: O Sonho de Zezinho

 

28 de abril

Sessão Pipoca: Cadim

CineSesc: Cuna

 

29 de abril

Sessão Pipoca: O Sonho de Zezinho

CineSesc: Remoinho

 

30 de abril

CineSesc: O Destino está na Origem

Sessão Pipoca: Meu nome é Maalum

 

Programação do CineSesc e sessão pipoca no Sesc Rondonópolis

Sessão Pipoca: A Caminho de Casa

Quando: 15 de abril, às 18h

Onde: Praça Martinha Carvalho (Rua Silvestre Silveira, 68, Parque Residencial Buriti, Rondonópolis – MT)

Entrada gratuita

 

CineSesc: A Barca

Quando: 26 de abril, às 14h30

Onde: Sesc Rondonópolis (Alameda dos Cravos, s/n – Quadra 197 – Residencial Colina Verde – Sagrada Família – Rondonópolis – MT)

Entrada gratuita

 

Sessão Pipoca: Rabiola

Quando: 30 de abril às 16h

Onde: Concha acústica do Sesc Rondonópolis (Alameda dos Cravos, s/n – Quadra 197 – Residencial Colina Verde – Sagrada Família – Rondonópolis – MT)

Entrada gratuita