Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

Aniversário

Sistema Fecomércio-MT comemora 304 anos de Cuiabá com ampla programação

Sesc Arsenal e Dr. Meirelles recebem ‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’ entre os dias 5 e 9 de abril; a entrada é gratuita

Geral | 24 de Março de 2023 as 11h 10min
Fonte: Assessoria Sesc

Foto: Assessoria Sesc

Neste ano, a capital mato-grossense completa 304 anos. O aniversário será comemorado no Sesc Arsenal e Sesc Dr. Meirelles com a programação ‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’, entre os dias 5 e 9 de abril. As ações serão desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).

“Cuiabá é uma cidade estratégica para o Centro-Oeste, dotada de vasta pluralidade histórica e riqueza cultural. Celebraremos a memória e as conquistas da nossa capital, com todo seu potencial artístico e gastronômico para a alegria dos cuiabanos e de todos que vivem nessa terra abençoada”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Aos mato-grossenses admiradores das canções regionais, haverá as apresentações de ‘Pescuma, Henrique e Claudinho’ e ‘Roberto Lucialdo e Banda’ no jardim do Arsenal, que também receberá o projeto ‘Música ao Vivo’, siriri com o grupo ‘Flor de Atalaia’. Também haverá uma aula show do Senac-MT com a chef de cozinha Jeane de Souza, que ensinará o passo a passo para preparar as delícias tradicionais ‘Maria Izabel’ e farofa de banana.

“A programação vai além do entretenimento e é acompanhada de um viés educativo, pois possibilita a troca de saberes. Os participantes poderão conhecer mais sobre as raízes da ‘Cuiabania’, seus sons e sabores, além de colocar a mão na massa em oficinas práticas”, explica o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini.

 

Oficina de peteca

As crianças irão voltar no tempo e brincar como seus pais e avós na oficina de peteca que abre a agenda de atividades, no dia 5 de abril, a partir das 17h. A proposta é que os pequenos confeccionem o brinquedo com tecido de chita, resgatando costumes de antigamente. A atividade será repetida no dia 9 de abril, no mesmo horário.

 

Exposição ‘Cuiabania em Tela’

A exposição ‘Cuiabania em Tela’ com obras do artista plástico, Walmir Leite, será aberta a visitação no dia 6 de abril, às 18h. A mostra reúne quadros que apresentam cenários da ‘Cuiabá Antiga’, desenhados a partir de uma técnica da pintura com espátula, pouco difundida entre os artistas contemporâneos.

 

‘Almanaque Siminino’

No segundo dia da programação também haverá o lançamento da segunda edição do livro ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’, na biblioteca do Arsenal. O título é voltado ao público infantil e repercute episódios históricos sobre Cuiabá a partir de ilustrações, quadros de Walmir Leite, atividades e jogos para o pequeno leitor. 

 

Performance de Adriano Figueiredo

As paredes da entrada da Rua 13 de Junho do Sesc Arsenal recebem a intervenção artística ‘Cuiabania’, assinada pelo mato-grossense Adriano Figueiredo. As cores e formas pinceladas pelo artista traduzem parte da sua ancestralidade, gerada ao som do cururu e conversas com seu avô em um largo quintal com pés de mangueira, símbolos destacados em tons vivos nas obras que dá forma.

 

Atendimento de Saúde

O público também poderá cuidar do bem-estar com os atendimentos gratuitos realizados por alunos do curso Técnico em Enfermagem do Senac Cuiabá. Nos dias 6, 8 e 9, a partir das 18h, os estudantes realizam aferição de pressão, teste do índice de glicemia e verificação de peso com orientações de saúde.

 

Exibição do documentário ‘Sesc Celebra Cuiabá’

Outro destaque do evento são as exibições de três episódios dos documentários ‘Sesc Celebra Cuiabá’, produzido pela MT Sesc TV. Os dois primeiros ganham a tela do cinema do Sesc Arsenal no dia 6 de abril, às 19h, aprofundando a relação de um povo com suas origens e dos agregados à terra fértil e acolhedora chamada Cuiabá a partir da história e cultura. Já no dia 8 de abril haverá a estreia de um episódio especial sobre a Avenida 13 de junho que acompanha a evolução urbana da capital e abriga prédios centenários, como o Arsenal, que resistem ao tempo.

 

‘Sesc Celebra Cuiabá’ no Sesc Dr. Meirelles

No dia 8 de abril, o evento será realizado no Sesc Dr. Meirelles. A partir das 8h, a unidade recebe a ‘Feira gastronômica’ com peças delícias regionais. As crianças se divertem em com as recreações da programação ‘Jogos, brinquedos e brincadeiras’ entre 8h e 16h, e, às 14h, toda a família curte a apresentação de siriri com o grupo ‘Flor de Atalaia’.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

 

SERVIÇO

‘Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá’

Quando: 5 a 30 de abril

Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 - Centro Sul, Cuiabá – MT)

Entrada gratuita

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ‘SISTEMA FECOMÉRCIO-MT CELEBRA CUIABÁ’

SESC ARSENAL

5 de abril

17h - Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Oficina de peteca I Jardim

18h - Aula Especial de ritmos regionais I Jardim

 

6 de abril

17h às 20h - Performance artística ‘Cuiabania’ com Adriano Figueiredo I Hall de entrada

18h – Abertura da exposição ‘Cuiabania em Tela’ de Walmir Leite I Galeria de Artes

18h – Lançamento do livro ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ I Biblioteca

18h – Atendimento de saúde – Senac MT I Jardim

18h40 - Apresentação de Siriri com Grupo Flor de Atalaia I Jardim

19h – Exibição do documentário ‘Sesc Celebra Cuiabá’ - História e Cultura I Cinema

19h40 - Apresentação de música com Roberto Lucialdo e Banda I Jardim

 

8 de abril

17h – Exposição de livros com autores cuiabanos I Varanda

18h – Atendimento de saúde – Senac MT I Jardim

18h – Feira gastronômica e economia criativa I Varanda

18h – Aula show do Senac-MT com a chef de cozinha Jeane de Souza I Jardim

19h – Estreia do documentário ‘Sesc Celebra Cuiabá’ I Cinema

19h - Apresentação de música com Pescuma, Henrique e Claudinho I Jardim

 

9 de abril

17h - Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Oficina de Peteca I Jardim

18h – Atendimento de saúde – Senac MT I Jardim

18h – Música ao Vivo I Jardim

 

SESC DR. MEIRELLES

8 de abril

8h – Feira gastronômica

8h às 16h – Jogos, brinquedos e brincadeiras

14h – Apresentação de siriri: grupo Flor de Atalaia