Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sábado 20 de Setembro de 2025

Menu

Feito

Sinopense entra para o Livro dos Recordes

Projeto da prótese de um casco para jabuti garantiu uma página no Guinness Book

Geral | 24 de Setembro de 2021 as 16h 34min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

Depois de ganhar notoriedade revelando a face de alguns santos católicos, agora Cícero Moraes entrou para o livro que coleciona os grandes feitos da humanidade. O designer 3D que vive em Sinop está na edição de 2022 do Guinness Book, o Livro dos Recordes.

O ingresso de Cícero para o almanaque mundial se arrasta desde 2015. Foi quando o designer projetou uma prótese de um casco para um jabuti, que havia perdido a carapaça após um incêndio florestal. Fred, como foi batizado o quelônio, ganhou uma casca nova, feita de plástico, em uma impressora 3D. Cícero foi quem fez o designe da peça, tomando como ponto de partida as exatas medidas do jabuti, usando um procedimento que ele mesmo desenvolveu, que utiliza fotos para fazer um escaneamento em 3 dimensões.

Fred ganhou uma casca nova e mais alguns anos de vida. Já o grupo que ajudou o jabuti ganhou uma página no Livro dos Recordes como “primeira prótese de casco de tartaruga feito em impressora 3D no mundo”.

Segundo Cícero, a equipe do Guiness Book entrou em contato com ele em março desse ano, informando sobre o recorde, que entraria para edição de 2022. O livro foi publicado no dia 14 de setembro – que por acaso é aniversário da cidade de Sinop, onde o projeto começou. “Fiquei muito feliz com o recorde, mas quando peguei o livro e abri perto da minha mãe, eu entendi que muito de tudo o que faço e muito do meu esforço é para honrar a minha família. Em especial a ela. Quando eu era criança e pobre, sofremos muita humilhação e falta de uma série de coisas. Não lembro disso com ódio da sociedade ou de quem humilhou, mas com agradecimento por todo o esforço que ela fez para não deixar os nossos pratos vazios”, declarou Cícero ao GC Notícias.

O Guinness Book é uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza. Sua primeira edição foi lançado em 1955, pela cervejaria Guinness. Todos os anos uma nova edição é lançada, com novos recordes.