Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 26 de Fevereiro de 2024

Menu

Clima

Sinop teve o mês de agosto mais quente desde 2013

Análise foi realizada pela estação meteorológica da Embrapa

Geral | 18 de Setembro de 2023 as 10h 56min
Fonte: Embrapa

O mês de agosto de 2023 foi o mais quente dos últimos dez anos, de acordo com os dados da estação meteorológica da Embrapa Agrossilvipastoril. O último mês teve a maior média de temperatura e também a maior média de temperaturas máximas.

A temperatura média diária foi de 27,8°C. Até então, o agosto mais quente havia sido o de 2017, com média diária de 27,1°C. Esses foram os únicos anos da série histórica com médias acima dos 27°C.

Já a média das temperaturas máximas em 2023 foi de 37,1°C, a primeira vez que esse número ultrapassou os 37°C em dez anos de funcionamento da estação meteorológica.

Agosto deste ano também chamou a atenção devido às chuvas que ocorreram no fim do mês. No campo experimental da Embrapa Agrossilvipastoril, no entanto, o volume de chuva não foi muito elevado como em regiões vizinhas. Os registros apontaram precipitação acumulada de 10,9 mm.

“Em agosto ainda não se tem aquelas nuvens carregadas que cobrem grande parte do estado para uma precipitação mais generalizada. O que se tem são as chamadas “chuvas de manga”, que ocorrem em determinados pontos e variam conforme a distribuição de nuvens”, explica o pesquisador Jorge Lulu.

Ainda que baixo, o volume de chuva registrado foi o terceiro maior para agosto na série histórica. Somente choveu mais em 2016, quando a precipitação acumulada foi de 62 mm, e em 2018, com 20,8 mm.

Agosto contou também com a umidade relativa do ar média mais elevada, com 57,5%, maior valor em dez anos.

“A temperatura elevada, com maior umidade e menos vento (também foi a menor média para o mês) resulta em uma sensação térmica de mais calor. É aquela sensação de abafamento”, explica o agrometeorologista Jorge Lulu.

 

Setembro acima de 40°C

O mês de setembro começou com registro da terceira maior temperatura em dez anos de funcionamento da estação meteorológica da Embrapa Agrossilvipastoril. No dia 5, a máxima registrada foi de 40,2°C.

Desde agosto de 2013, quando a estação passou a funcionar, em sete ocasiões houve registro de temperaturas máximas acima de 40°C. A mais alta foi em 19 de setembro de 2015, com 40,8°C. A segunda mais alta foi em 05/10/2020, com 40,5°C.

Outubro de 2020 foi responsável também pelos outros quatro registros acima de 40°C, nos dias 4, 8, 9 e 10. 

 

Dados disponíveis

Os dados da estação meteorológica da Embrapa Agrossilvipastoril estão disponíveis gratuitamente para acompanhamento e uso. As planilhas são atualizadas semanalmente e ficam disponíveis no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril.