Vida Nua e Estado de Exceção
Sinop: Servidora lança livro sobre realidade das penitenciárias de Mato Grosso
O lançamento será no dia 13 de setembro, a partir das 18h
Geral | 29 de Agosto de 2019 as 15h 56min
Fonte: Redação com assessoria

A servidora técnico-administrativa Cíntia Lopes Branco, lotada no Câmpus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lança, no dia 13 de setembro, a partir das 18h, o livro “Vida Nua e Estado de Exceção: a realidade das penitenciárias de Mato Grosso”. O evento acontece no Hotel Ucayali.
A obra, resultado de sua dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) é uma publicação da EdUFMT selecionada no edital interno 01/2018, referente ao apoio à publicação de livros impressos e digitais. “O livro segue uma linha mais editorial, com remodelagem das regras que são adotadas nos trabalhos científicos, porém, os cortes não alteram o cerne da obra, todo o conteúdo permanece inalterado”, explica a servidora da UFMT.
Cíntia Lopes Branco conta que teve acesso a esse campo quando trabalhava com educação prisional na 9ª Delegacia de Ensino, em Cruz Alta (RS). “De lá para cá este tema retornou por várias vezes, como em sala de aula, quando os alunos relatavam as situações de seus familiares nas prisões, geralmente envolvidos com questões de drogas. Quando a professora Maria de Sousa Rodrigues, que iniciou minha orientação, concluída pela professora Imar Domingos Queiróz, abriu esta oportunidade vi que era a chance de fazer algo”, pontua.
O livro analisa as condições de vida nas penitenciárias do Estado de Mato Grosso, ante os direitos previstos na Constituição Federal, de 1988, e a Lei de Execução Penal, de 1984, que evidencia as medidas de exceção presentes nas unidades. O estudo se baseou em um questionário sobre o funcionamento dos presídios, respondido pelos dirigentes das unidades e o levantamento de fontes documentais e matérias jornalísticas sobre a temática.
A análise das informações revelou, dentre outros dados, que as condições de vida nas penitenciárias do não atendem ao estipulado em lei, prevalecendo medidas de exceção que alimentam o caos e transformam o espaço em território onde impera a lei do mais forte, transformando os detentos em pessoas que não possuem mais seus direitos, uma vez que perderam seu valor jurídico e social, tornando-se figuras descartáveis. “Espero que seja uma contribuição para o campo de estudo. É o olhar de uma professora de História, um comparativo do que tratam as leis e o que ocorre na prática”, finaliza Cíntia Lopes Branco.
Notícias dos Poderes
A cada 8 minutos um motorista é flagrado ultrapassando em local proibido na BR-163
Câmeras flagram as infrações e condutores recebem orientação imediata durante ação educativa
10 de Outubro de 2026 as 09h01Nova Rota altera pontos de conversão entre a BR-163 e via marginal em Sinop
Mudanças ocorrem nas regiões da avenida Pinheiros e Parque de Exposições
09 de Outubro de 2026 as 17h59Jovem de 19 anos morre soterrado em garimpo em Peixoto; bombeiro faz resgate
09 de Outubro de 2026 as 16h12Motociclista fica ferido após colisão com carro no Jardim Imperial
Motociclista foi levado ao hospital pelos Bombeiros com várias escoriações
09 de Outubro de 2026 as 15h57BR163 deve ter 29,2% mais carros no feriado de Nossa Senhora Aparecida em MT
Aumento no fluxo de automóveis é previsto para segunda-feira (12), mas movimento já deve crescer nesta sexta-feira (9). Atendimento aos motoristas será reforçado.
09 de Outubro de 2026 as 14h45Município de MT mais novo do Brasil abre inscrições para 1° concurso público
Os interessados podem se inscrever até 26 de novembro
09 de Outubro de 2026 as 14h43Após mortes e degradação, MPF quer barrar turismo em cachoeira
Órgão cita degradação e falta de segurança e dá sete dias para adoção de medidas emergenciais
09 de Outubro de 2026 as 14h31Prefeitura de Sinop anuncia Michel Garcia como novo diretor do Procon
ontador e especialista em gestão assume a direção do órgão municipal responsável pela defesa dos direitos do consumidor
09 de Outubro de 2026 as 13h23