Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 18 de Maio de 2022

Menu

Geral

Sinop integra maior evento de startups do mundo

Startup Weekend será replicado no município com uma jornada de 54 horas para criar negócios

Empreendedorismo | 16 de Março de 2022 as 09h 54min
Fonte: Redação com Daniela Melhorança

Foto: Daniela Melhorança

A cidade de Sinop sediará a edição do Startup Weekend em 2022. Depois de um hiato de dois anos, o Startup Weekend Sinop volta para impactar o cenário de inovação e tecnologia da região. O evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2022 na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Em uma jornada que dura 54 horas, os participantes vão aprender como construir startups – negócios inovadores e de crescimento exponencial, que resolvem problemas que geralmente não são atendidos por empresas tradicionais. A dinâmica envolve processos para iniciar uma startup desde o marco zero, mecanismos para resolução de problemas, desafios de trabalho em equipe e a experiência intensa de tentar encontrar soluções através de muitas tentativas e falhas. 

“É uma imersão que transforma a visão sobre como construir negócios inovadores”, explica o professor universitário Mauro Junior, um dos organizadores do evento. “Os participantes terão acesso a uma metodologia totalmente prática para transformar uma ideia em um negócio real e conquistar os primeiros clientes antes mesmo do evento acabar”, completa o professor.

Ao final da jornada, os projetos serão apresentados para uma banca de jurados que deve decidir quais foram os melhores. Os três primeiros colocados serão premiados.

Em Mato Grosso, várias empresas nasceram de demandas desenvolvidas dentro do evento. Diversos participantes de outros Startup Weekend tiveram suas startups reconhecidas e conquistaram visibilidade nacional, conseguindo investimento para impulsionar o negócio.

O Startup Weekend Sinop atrai desde estudantes e pessoas sem muita experiência até especialistas em negócios, experts da indústria, desenvolvedores de softwares e designers. “A mágica do evento acontece quando todas essas pessoas se reúnem em busca de um mesmo objetivo. O networking que começa ali, muitas vezes segue para a vida toda” explica Sergiana Alves, que lidera a organização. “O evento é ideal para quem quer começar um negócio, mas não tem acesso à orientação ou investimento. O participante vai se conectar com pessoas com os mesmos propósitos e uma equipe de mentores com muita experiência disposta a ajudar”, completa Sergiana Alves.

 

Presença de mentores importantes

Os mentores estarão disponíveis durante todo o evento para ajudar as equipes a criar um plano de negócio viável e com diferencial de mercado importante. A edição do Startup Weekend Sinop 2022 trará, além de mentores importantes do ecossistema de inovação local, também especialistas reconhecidos nacionalmente. Tais como: Guto Ferreira, ex-presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e ex-coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo; Ivy Cristiny, eleita a Mentora do Ano pelo Startup Awards 2021, consultora de Service Design na Accenture Brasil; Vinny Machado, eleito o Mentor do Ano pelo Startup Awards 2019, especialista em Inovação Corporativa, co-fundador na Vortex Ventures; Amanda Barbosa, líder de comunidade de startups na Tambaqui Valley, consultora de inovação e elaboração de metodologias para negócios.

 

Organizadores

O Startup Weekend é promovido pela Techstars, uma plataforma global americana de investimento e inovação. O evento já atingiu mais de 500 mil participantes em todo o mundo, em cerca de 160 países e 1800 cidades – incluindo as maiores cidades brasileiras. Em Sinop, o evento atrai participantes de toda a região norte do Estado, incluindo pessoas de Rondonópolis e Cuiabá, que vem para cidade exclusivamente para participar do evento.

Em Sinop, é realizado pela Comunidade Hubnorte – a comunidade de startups do norte de Mato Grosso – formada por professores, empresários, consultores, fundadores de startups e diversas instituições importantes da cidade. Esta edição do evento conta com patrocinadores e parceiros importantes como Google for Startups, Sebrae, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de Sinop, Câmara de Dirigentes Lojistas, União das Entidades de Sinop (UNESIN), Universidades, Comunidades de Startups, entre outros.

 

Propósito do Startup Weekend

O propósito do Startup Weekend Sinop é incentivar a criatividade e a criação de negócios inovadores para impulsionar a economia e colaborar com o crescimento da região. “O Startup Weekend Sinop, além de desenvolver novas soluções, tem o potencial de revelar novos talentos”, afirma Klayton Gonçalves, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop.

 

O que é necessário para começar

Os participantes só precisam levar muita energia e sua vontade de aprender. O evento fornecerá refeições e coffee breaks para que permaneçam imersos durante todo o evento, concentrados nas suas tarefas e nos desafios.

É um evento para sonhadores, construtores, aventureiros e para pessoas que se esforçam para ver boas ideias se transformando em realidade.

 

Quem pode participar

O evento é aberto para qualquer pessoa (a partir de 14 anos), até mesmo para quem não tem uma ideia de negócio.  As vagas são limitadas e os ingressos estão disponíveis a partir de 15 de março de 2022, através da plataforma global do Startup Weekend: https://event.techstars.com/event/O7OonClRLW ou através do site da Comunidade Hubnorte: www.hubnorte.com.br