Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 19 de Setembro de 2021

Geral

Sinop Energia destina 55 toneladas de lixo para reaproveitamento

Projeto faz parte de conjunto de ações de conscientização e preservação ambiental

Dia Mundial do Meio Ambiente | 05 de Junho de 2021 as 11h 24min
Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação

Reforçando seu compromisso com a preservação da natureza, a Sinop Energia realiza a coleta seletiva e o descarte consciente dos lixos gerados na operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Somente em 2020 e nos quatro primeiros meses 2021, mais de 55 toneladas de resíduos recicláveis e industriais foram destinadas para reutilização, respeitando a legislação ambiental. A gestão de resíduos é uma das práticas adotadas pelas empresas a favor da sustentabilidade e preservação do meio ambiente, que se tornam ainda mais significativas no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Apesar da pandemia, a companhia seguiu garantindo que seu lixo tivesse destino sustentável. Neste ano, a arrecadação dos materiais recicláveis, como plástico e papelão, foi 280% maior do que em 2020, ano em que a empresa arrecadou quase 6 toneladas. Já os resíduos sólidos industriais, diminuíram mais de 97%.

O processo de reaproveitamento começa com os colaboradores da Sinop Energia, que realizam o descarte do lixo gerado em coletores específicos para cada tipo de material. Em seguida, estes materiais são direcionados para a Central de Resíduos da companhia, onde permanecem separados conforme a classificação específica, para serem recolhidos pela Canaã Norte, que realiza a destinação final de todos os resíduos, incluindo a reciclagem.  Na próxima semana, técnicos especializados da Canaã orientarão os funcionários da Sinop Energia para reforçar a classificação correta de cada resíduo.

Cada tipo de material recebe sua destinação conforme a classificação, obedecendo a legislação ambiental, e pode ser reutilizado de diversas formas. O óleo usado nas máquinas, por exemplo, passa pelo coprocessamento e são reaproveitados na fabricação de cimento. Os materiais com potencial para reciclagem, como papelão e plástico, são triturados para confecção de novos insumos. Já os que não são passíveis de reaproveitamento, são encaminhados para o aterro sanitário licenciado e com monitoramento de emissão poluente e do lençol freático.

O gerenciamento de resíduos é o conjunto de atividades que englobam as etapas de segregação, coleta, transporte e destinação final e correta do lixo para que não haja descarte no meio ambiente. “A avaliação dos aspectos de saúde, segurança e meio ambiente em nossa operação é constante, parte fundamental de uma governança responsável. Nos orgulha que tenhamos conquistado o “Troféu Canaã Norte” pela melhor gestão e segregação de resíduos em 2020, na categoria Geração de Energia”, comemora André Vasques, Gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, destacando ainda que as ações de sustentabilidade da companhia continuam, sempre, envolvendo os colaboradores e buscando conscientizá-los a evitar o desperdício. “Esses são pequenos passos para grandes mudanças no cuidado com a nossa natureza”, afirma.

Outra ação sustentável que envolve os colaboradores, é a arrecadação voluntária de óleo de cozinha. A Sinop Energia, junto com a Canaã Norte, implementou um Ecoponto onde os funcionários que utilizam o produto em suas casas podem depositar voluntariamente as sobras no tambor de coleta, evitando que o descarte seja feito de maneira inadequada, danificando as tubulações e contaminando a natureza. O óleo é arrecado pela empresa para que seja reaproveitado na fabricação de novos produtos como biodiesel, cosméticos e rações animais.

Para a população local, a Canaã Norte também se disponibiliza a receber os óleos de cozinha usados, de preferência sem resíduos e armazenados em garrafas pets. Basta levar as sobras do líquido na base da empresa para que o produto receba o tratamento adequado e seja reaproveitado. Dessa forma, todos garantem o perfeito funcionamento dos dutos de suas casas e ainda contribuem com meio ambiente!

A Canaã Norte fica localizada na Rua Silvio Barbiere, 141, LIC Norte, Sinop.

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.