Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 28 de Junho de 2022

Menu

Geral

Sinop Energia alerta para a pesca e a navegação segura no entorno da UHE Sinop

O respeito à sinalização próxima à barragem da usina é fundamental para evitar acidentes

Pesca e navegação segura | 12 de Maio de 2022 as 10h 55min
Fonte: Assessoria Sinop Energia

Foto: Assessoria Sinop Energia

Para assegurar o bem-estar de pescadores e atividades de lazer nas proximidades da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Sinop Energia, empresa que administra o empreendimento localizado no rio Teles Pires, adota uma série de cuidados. Entre as medidas de segurança estão placas de sinalização e uma boia que determina o limite de aproximação da barragem. O alerta se torna ainda mais importante em meio a registros recentes de presença indevida em área de risco para a prática de pesca.

O acesso de pessoas fora da zona de segurança e próxima à barragem de uma usina hidrelétrica é arriscado e pode causar acidentes fatais. Para evitar tais ocorrências, a Sinop Energia conta com sinalização náutica e placas de orientação, bem como um equipamento flutuante de cor amarela que determina o limite de proximidade. Além disso, a empresa também realiza o monitoramento constante no entorno da UHE Sinop.

Diretor-presidente da Sinop Energia, Ricardo Padilha reforça a importância da conscientização coletiva e que o bem-estar das pessoas que utilizam o rio Teles Pires deve vir em primeiro lugar. “Para operar a usina, nossos funcionários seguem rígidos protocolos de segurança e uso de Equipamentos de Proteção Individual. Nos preocupamos com os pescadores e demais práticas recreativas no entorno da usina. Para preservar a saúde das pessoas durante atividades pesqueiras e de lazer, é fundamental que todos estejam atentos à sinalização e a área de risco demarcada”, afirma Padilha.

A entrada de embarcações e pessoas após o limite de segurança da UHE Sinop não é permitida segundo a Lei Estadual n 9.096/2009, que proíbe a pesca e atividades de recreação dentro do limite de, no mínimo, 200 metros acima ou abaixo da base de barragens no Mato Grosso.

“A Sinop Energia realiza a fiscalização diurna e noturna, por meio de câmeras que captam imagens ao longo do dia para vigilância patrimonial e de segurança. O equipamento também permite identificar as embarcações que ultrapassam as áreas de risco. As imagens são usadas para registro do acesso proibido e perigoso, e enviadas à Policia Civil, em virtude do descumprimento de lei ambiental e invasão. Logo, a nossa a recomendação é manter-se seguro e dentro da lei”, conclui Ricardo Padilha.

 

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.