Pesca e navegação segura
Sinop Energia alerta para a pesca e a navegação segura no entorno da UHE Sinop
O respeito à sinalização próxima à barragem da usina é fundamental para evitar acidentes
Geral | 12 de Maio de 2022 as 10h 55min
Fonte: Assessoria Sinop Energia

Para assegurar o bem-estar de pescadores e atividades de lazer nas proximidades da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Sinop Energia, empresa que administra o empreendimento localizado no rio Teles Pires, adota uma série de cuidados. Entre as medidas de segurança estão placas de sinalização e uma boia que determina o limite de aproximação da barragem. O alerta se torna ainda mais importante em meio a registros recentes de presença indevida em área de risco para a prática de pesca.
O acesso de pessoas fora da zona de segurança e próxima à barragem de uma usina hidrelétrica é arriscado e pode causar acidentes fatais. Para evitar tais ocorrências, a Sinop Energia conta com sinalização náutica e placas de orientação, bem como um equipamento flutuante de cor amarela que determina o limite de proximidade. Além disso, a empresa também realiza o monitoramento constante no entorno da UHE Sinop.
Diretor-presidente da Sinop Energia, Ricardo Padilha reforça a importância da conscientização coletiva e que o bem-estar das pessoas que utilizam o rio Teles Pires deve vir em primeiro lugar. “Para operar a usina, nossos funcionários seguem rígidos protocolos de segurança e uso de Equipamentos de Proteção Individual. Nos preocupamos com os pescadores e demais práticas recreativas no entorno da usina. Para preservar a saúde das pessoas durante atividades pesqueiras e de lazer, é fundamental que todos estejam atentos à sinalização e a área de risco demarcada”, afirma Padilha.
A entrada de embarcações e pessoas após o limite de segurança da UHE Sinop não é permitida segundo a Lei Estadual n 9.096/2009, que proíbe a pesca e atividades de recreação dentro do limite de, no mínimo, 200 metros acima ou abaixo da base de barragens no Mato Grosso.
“A Sinop Energia realiza a fiscalização diurna e noturna, por meio de câmeras que captam imagens ao longo do dia para vigilância patrimonial e de segurança. O equipamento também permite identificar as embarcações que ultrapassam as áreas de risco. As imagens são usadas para registro do acesso proibido e perigoso, e enviadas à Policia Civil, em virtude do descumprimento de lei ambiental e invasão. Logo, a nossa a recomendação é manter-se seguro e dentro da lei”, conclui Ricardo Padilha.
Sobre a Sinop Energia
A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.
Notícias dos Poderes
Réu é condenado por matar jovem com tiros na cabeça e peito em Sorriso
06 de Novembro de 2025 as 16h39Pantanal é bioma com maior taxa de aquecimento, diz pesquisa
Estudo revela que temperatura subiu 0,47°C desde 1985; Amazônia também registrou uma elevação
06 de Novembro de 2025 as 16h20Desembargador afastado terá aposentadoria compulsória por idade, diz Zuquim
06 de Novembro de 2025 as 16h14Corpo de Bombeiros resgata corpo encontrado em poço de 12 metros de profundidade
06 de Novembro de 2025 as 14h44Homem encontra tesouro de R$ 4,3 milhões ao cavar jardim para construir piscina, na França
06 de Novembro de 2025 as 13h35Inmet alerta para chuvas com descargas elétricas e rajadas de vento em vários municípios
06 de Novembro de 2025 as 13h30Bombeiros divulgam resultado preliminar de seleção para soldados temporários
Candidatos aprovados serão convocados para o teste físico entre 10 e 16 de novembro; aprovados reforçarão unidades em várias regiões do estado
05 de Novembro de 2025 as 20h04Tentativa de homicídio, ameaça e estelionato: saiba como era ficha criminal de homens que saíram de SP e foram mortos ao cobrar dívida no PR
Robishley Hirnani de Oliveira, Rafael Juliano Marascalchi, Diego Henrique Afonso e Alencar Gonçalves de Souza ficaram 44 dias desaparecidos e foram encontrados enterrados em vala, a 650 metros do ponto em que o carro deles foi encontrado em um bunker
05 de Novembro de 2025 as 19h51