Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 03 de Setembro de 2025

Menu

Reconhecimento

Sinop é destaque em boletim nacional sobre turismo de pesca esportiva

Geral | 03 de Setembro de 2025 as 14h 04min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

A cidade de Sinop conquistou reconhecimento nacional ao ser incluída na 12ª edição do Boletim de Inteligência de Mercado do Turismo (BIMT), elaborado pelo Ministério do Turismo, como um dos principais destinos de pesca esportiva do país. O documento, divulgado na última semana, mapeou os melhores locais brasileiros para a prática e destacou dez municípios de Mato Grosso.
 
Além de Sinop, foram citadas as cidades de Alta Floresta, Barão de Melgaço, Cáceres, Canarana, Cuiabá, Nova Canaã do Norte, Poconé, Pontes e Lacerda e São Félix do Araguaia. A publicação ressalta a diversidade de cenários e a riqueza da biodiversidade mato-grossense, que atrai praticantes de pesca esportiva de diferentes regiões do Brasil.
 
Localizada no coração da Amazônia Meridional, Sinop se firma como polo de turismo de pesca, com rios como o Teles Pires, que abriga espécies de grande interesse esportivo, como tucunaré, dourado, trairão, pintado, cachara e pirarara. A combinação de biodiversidade, belezas naturais e infraestrutura de qualidade em hospedagem, alimentação e voos ligando as principais regiões do país, faz da cidade um destino completo para pescadores e turistas.
 
O prefeito Roberto Dorner destacou que a conquista é resultado de ações concretas de incentivo ao turismo. “Temos incentivado a pesca esportiva com a realização do torneio de pesca com iscas artificiais, a promoção de cursos profissionalizantes voltados ao turismo e a participação em feiras especializadas. Essas ações valorizam o potencial turístico de Sinop, atraem visitantes e movimentam a economia local, sempre com responsabilidade ambiental”, afirmou.
 
A diretora de Turismo de Sinop, a turismóloga Leidiane Viegas, avaliou que o destaque no BIMT é um marco para o município. “Estar entre os municípios citados pelo Ministério do Turismo comprova que Sinop tem vocação natural para a pesca esportiva e reforça nosso trabalho em promover a cidade como destino turístico. Essa visibilidade fortalece a imagem de Sinop no cenário nacional e amplia as oportunidades de desenvolvimento do turismo sustentável na região”, destacou.
 
Segundo a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), a pesca esportiva movimenta cerca de R$ 3 bilhões por ano no Brasil e gera aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos. Para Sinop, o setor representa uma oportunidade estratégica de diversificação econômica, associada ao lazer e à preservação ambiental.
 
Torneio de Pesca com Iscas Artificiais
 
A relevância de Sinop nesse segmento será reforçada neste sábado (06), com a realização da 5ª edição do Torneio de Pesca com Iscas Artificiais. O evento será na Praia do Cortado, no Rio Teles Pires, dentro da programação do Festeja Sinop 2025, em comemoração aos 51 anos do município.
 
Com mais de R$ 100 mil em prêmios, o torneio é considerado um dos maiores eventos de pesca esportiva do Norte de Mato Grosso. A competição contará com disputas nas categorias barcos e caiaques, além da eleição do Rei e da Rainha do Rio.
 
O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C - mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.
 
Sobre o boletim
 
A 12ª edição do Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) foi elaborada pelo Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo (DEOTUR), por meio da Coordenação-Geral de Produtos e Experiências Turísticas (CGPRO), do Ministério do Turismo. O documento apresenta um panorama inédito da oferta turística voltada à pesca esportiva e revela destinos, práticas e oportunidades que fazem do Brasil um dos grandes potenciais mundiais nesse segmento.
 
O ponto de partida para a elaboração do boletim foi um mapeamento nacional realizado por meio de um questionário enviado às 27 Unidades da Federação. Na oportunidade, foram coletados dados sobre os principais destinos, espécies associadas à pesca esportiva. As informações foram organizadas e analisadas com o objetivo de fornecer um retrato atual do setor e contribuir com o desenvolvimento sustentável.