Sinop
Sinop atinge 102,42% do público alvo da cobertura vacinal contra o sarampo
A vacina contra sarampo faz parte da rotina das unidades e está disponível para todas as pessoas
Geral | 21 de Outubro de 2019 as 14h 30min
Fonte: Redação com assessoria

O município de Sinop atingiu 102,02 % do público alvo da cobertura vacinal contra o sarampo, indicaram dados da Sala de Apoio à de Gestão Estratégica (SAGE) do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira, 21/10. Do universo, 910 são crianças de 6 meses a 11 meses; 2.273 crianças de 1 ano a menores de 2 anos; e 74 crianças de 2 anos a menores de 4 anos. Os dados compreendem o intervalo de 11 de outubro até o sábado 19/10, quando foi realizado o dia D.
Segundo a coordenadora de imunização municipal, Sirlei Castilho, o percentual de cobertura deve crescer ainda mais, uma vez que ainda "há cinco unidades básicas de saúde sem lançar os dados no sistema”, explica.
Nesta primeira etapa, que iniciou no dia 11/10 e só termina na sexta-feira, dia 25/10, são foco da imunização crianças de seis meses a, no máximo, 4 anos, 11 meses e 29 dias, devido à elevada incidência da doença na faixa etária, baseado nos casos registrados em 2019. Já na segunda etapa, de 18/11 a 30/11, o grupo contemplado será de adultos jovens com idade de 20 a 29 anos, devido ao número de casos confirmados nesta faixa etária serem expressivos.
A vacina contra sarampo faz parte da rotina das unidades e está disponível para todas as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose.
SARAMPO NO BRASIL
Conforme o Ministério da Saúde, nos últimos 90 dias, foram confirmados 13 mortes pela doença no Brasil, sendo sete (53,8%) em menores de cinco anos de idade, dois (15,4%) na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro (30,8%) em adultos maiores de 40 anos. O boletim epidemiológico de sarampo, ainda, registra 6.192 casos confirmados da doença, o que corresponde a aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior.
Vinte estados estão na lista de transmissão ativa da doença e 96% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo, em 192 municípios. Mato Grosso não apresentou nenhum caso.
O Ministério da Saúde distribuirá neste ano 60,2 milhões de doses da vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba, representando a maior oferta de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos.
Notícias dos Poderes
Escritoras Mato-grossense participal da bienal internacional do livro de São Paulo
10 de Outubro de 2026 as 13h52A cada 8 minutos um motorista é flagrado ultrapassando em local proibido na BR-163
Câmeras flagram as infrações e condutores recebem orientação imediata durante ação educativa
10 de Outubro de 2026 as 09h01Nova Rota altera pontos de conversão entre a BR-163 e via marginal em Sinop
Mudanças ocorrem nas regiões da avenida Pinheiros e Parque de Exposições
09 de Outubro de 2026 as 17h59Jovem de 19 anos morre soterrado em garimpo em Peixoto; bombeiro faz resgate
09 de Outubro de 2026 as 16h12Motociclista fica ferido após colisão com carro no Jardim Imperial
Motociclista foi levado ao hospital pelos Bombeiros com várias escoriações
09 de Outubro de 2026 as 15h57BR163 deve ter 29,2% mais carros no feriado de Nossa Senhora Aparecida em MT
Aumento no fluxo de automóveis é previsto para segunda-feira (12), mas movimento já deve crescer nesta sexta-feira (9). Atendimento aos motoristas será reforçado.
09 de Outubro de 2026 as 14h45Município de MT mais novo do Brasil abre inscrições para 1° concurso público
Os interessados podem se inscrever até 26 de novembro
09 de Outubro de 2026 as 14h43Após mortes e degradação, MPF quer barrar turismo em cachoeira
Órgão cita degradação e falta de segurança e dá sete dias para adoção de medidas emergenciais
09 de Outubro de 2026 as 14h31