LUTO
Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo
O apresentador, conhecido como um dos maiores ícones da televisão brasileira, especialmente à frente do Programa Silvio Santos, estava internado desde o início do mês devido a um quadro de H1N1.
Geral | 17 de Agosto de 2024 as 10h 32min
Fonte: G1

O empresário e apresentador Silvio Santos faleceu aos 93 anos neste sábado (17). De acordo com o Hospital Albert Einstein, a causa da morte foi uma broncopneumonia decorrente de uma infecção por influenza (H1N1).
Reconhecido como um dos maiores ícones da televisão brasileira, Silvio Santos foi o apresentador do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que foi ao ar pela primeira vez em 1981.
Em 18 de julho de 2024, Silvio foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de uma infecção por H1N1 e recebeu alta dois dias depois. No dia 1º de agosto do mesmo ano, ele voltou a ser hospitalizado, conforme informou a assessoria de imprensa da emissora, para realizar exames de imagem.
Em nota, o SBT lamentou a morte de Silvio.
"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.
Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.
A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos.
Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão.
Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações.
Silvio Santos (1930 - 2024)"
Silvio Santos, nascido Senor Abravanel em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, foi um dos maiores nomes da televisão brasileira. Filho mais velho de cinco irmãos, seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia.
Desde jovem, Silvio demonstrou habilidades empreendedoras, estudando contabilidade e trabalhando como camelô nas ruas do Rio, onde vendia canetas e capas de plástico para títulos de eleitor durante as eleições de 1946. Também iniciou sua carreira de locutor de rádio nessa época.
Aos 18 anos, em 1948, ele serviu o Exército na Escola de Paraquedistas, mantendo seus trabalhos na rádio aos domingos. Após deixar o Exército, continuou a atuar como locutor, além de outros empregos, como a venda de anúncios em caixas de som na barca Rio-Niterói.
Em 1954, assinou seu primeiro contrato fixo como locutor na Rádio Nacional de São Paulo, e logo depois foi convidado pelo empresário Manuel de Nóbrega para ser animador de seu programa na mesma rádio. Em 1958, Silvio assumiu a empresa Baú da Felicidade, anteriormente de propriedade de Nóbrega, e começou a realizar shows em circos para promover os carnês da empresa.
Silvio estreou seu primeiro programa televisivo, "Hit Parade", na TV Paulista, em 7 de fevereiro de 1959. Nos anos seguintes, ele se firmou como apresentador com programas como "Vamos brincar de forca", que estreou em 1962 na TV Paulista (posteriormente adquirida pela TV Globo), e o icônico Programa Silvio Santos, que começou a ser exibido na TV Globo.
Em 1975, Silvio venceu a concorrência para adquirir o Canal 11 no Rio de Janeiro e, no ano seguinte, inaugurou a TVS. Em 1981, ele lançou o SBT, onde o Programa Silvio Santos se tornou a principal atração, com quadros memoráveis como "Domingo no parque", "Qual é a música", "Show de calouros" e "Porta da esperança".
Com seu carisma e capacidade de engajar o público, Silvio conquistou milhões de espectadores. Além de sua carreira na televisão, ele também teve sucesso como cantor de marchinhas de carnaval, como "Coração Corintiano" e "A pipa do vovô".
Em 1989, Silvio anunciou sua candidatura à Presidência do Brasil, mas teve sua candidatura indeferida pelo TSE. Em 2001, foi homenageado no Carnaval do Rio pela escola de samba Tradição. No mesmo ano, enfrentou um drama pessoal quando sua filha Patrícia foi sequestrada. Pouco depois de sua libertação, o sequestrador invadiu a casa de Silvio, mantendo-o refém por sete horas, até que se entregou após negociações com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Em 2010, o Banco Panamericano, parte do Grupo Silvio Santos, foi alvo de um escândalo financeiro. Silvio vendeu o banco em 2011 após o rombo bilionário ser descoberto.
Silvio comemorou 90 anos em dezembro de 2020, em isolamento devido à pandemia. Em agosto de 2021, após se vacinar contra a Covid-19, voltou a apresentar seu programa pela primeira vez desde 2019. Apesar de contrair Covid-19 semanas depois, ele se recuperou e voltou a gravar, embora em ritmo mais moderado.
Silvio Santos deixa sua esposa, Íris Abravanel, com quem foi casado desde 1978, e suas filhas Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Ele também deixa as filhas Cíntia e Silvia, de seu primeiro casamento com Cidinha, que faleceu em 1977.
Notícias dos Poderes
Leilão de concessão da Rota Agro tem deságio de 19,7% no pedágio
Consórcio Rota Agro Brasil apresentou a melhor proposta na disputa
14 de Agosto de 2025 as 15h15Conselheiro Antonio Joaquim destaca atuação do TCE-MT por ocasião de agosto ser consagrado o Mês da Primeira Infância
O conselheiro ressaltou que a atuação de vanguarda veio bem antes da edição da lei federal 14.617/2023, que instituiu o mês dedicado à fase da vida
14 de Agosto de 2025 as 16h06BR-163 será duplicada entre Sinop e Guarantã do Norte com investimento de R$ 15 bilhões
14 de Agosto de 2025 as 11h37Em SP, prefeito apresenta potencial de Sinop para empresários e investidores
14 de Agosto de 2025 as 11h33Detran-MT já convocou mais de 13 mil candidatos para primeira habilitação gratuita
O Detran-MT já está trabalhando junto a Setasc para a abertura de um novo edital até o final de 2025
14 de Agosto de 2025 as 08h14Colisão frontal entre carro e picape deixa dois mortos e três feridos em rodovia de MT
13 de Agosto de 2025 as 19h45Governador defende cobrança aos países ricos: 'o Brasil não vai salvar o planeta sozinho'
Mauro registrou que a maioria dos países cumpriu apenas 1% do prometido
14 de Agosto de 2025 as 07h44EUA anunciam revogação de vistos de funcionários do governo brasileiro por causa do Mais Médicos
Marco Rubio, do Departamento de Estado dos EUA, disse que o programa foi
13 de Agosto de 2025 as 17h12