Medida
Setor florestal de MT terá selo da ABNT para referendar madeira rastreável e desvinculada do desmatamento ilegal
A medida vai beneficiar não somente o segmento no estado, mas de todo o país com a sistematização do processo de rastreabilidade
Geral | 18 de Março de 2024 as 07h 06min
Fonte: O documento
O setor de base florestal brasileiro terá uma certificação de origem dos produtos atestado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A intenção do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Fórum Nacional de Base Florestal (FNBF) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) é referendar que a madeira oriunda do Estado é rastreável e desvinculada do desmatamento ilegal da Amazônia e do Cerrado. A medida vai beneficiar não somente o segmento no estado, mas de todo o país com a sistematização do processo de rastreabilidade.
Em agenda no Rio de Janeiro para o Fórum Madeira Sustentável, o presidente da Fiemt, Silvio Rangel, junto com o presidente do Cipem, Ednei Blasius, e do FNBF, Frank Rogieri, se reuniram com o presidente da ABNT na quinta-feira (14.03) para dar seguimento às tratativas sobre esse contrato. Em abril deve ser realizado um evento em Cuiabá para o lançamento oficial da certificação.
Conforme o presidente da Fiemt, durante a Conferência do Clima (COP) realizada este ano em Dubai, a ABNT lançou a norma técnica 1020 com as normas e regras para o setor. Agora será criado um selo de certificação para as empresas que atendem a essas normas.
Durante o encontro, o presidente do Cipem, Ednei Blasius explicou que a madeira de Mato Grosso cumpre um rigoroso processo de rastreabilidade, que é garantido pelo sistema de cadeia de custódia. Este sistema é utilizado pelo setor de base florestal do Estado e tem como objetivo controlar e certificar a origem da madeira nativa, desde a floresta até o consumidor final. Ainda utiliza ferramentas como o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0) e o Documento de Origem Florestal (DOF+ Rastreabilidade), que são, respectivamente, estaduais e federais.
“Trabalhamos para ampliar a comercialização dos produtos florestais e acreditamos que com o documento da ABNT, além de somar a confiabilidade e segurança à madeira do Estado, o certificado irá tornar a madeira mato-grossense mais competitiva com produtos em conformidade às normas técnicas”, destacou o presidente do Cipem.
Para o presidente do Fórum, Frank Rogieri, o selo vai garantir mais competitividade e reconhecimento para os produtos de mato-grossense. “Temos projeto de desenvolver um selo de qualidade da madeira, alinhando todas as condicionantes ambientais e sociais para exploração, industrialização e transporte de madeira”, reforçou.
Notícias dos Poderes
Após dias de calor intenso, chuva chega a MT e Inmet alerta para risco de tempestade
No entanto, o período de alívio não deve durar muito e as chuvas estão previstas para começar “de verdade” em outubro
15 de Setembro de 2024 as 19h37Operação prende dez pessoas pela morte de candidata e da irmã; vítimas foram torturadas
15 de Setembro de 2024 as 17h50Empresário morre após cair de árvore durante poda em Sorriso
15 de Setembro de 2024 as 17h49Programa Nota MT beneficia 168 entidades sociais escolhidas pelos sorteados
15 de Setembro de 2024 as 17h41Gás sem cheiro e letal se espalha em nível altíssimo pelo Brasil
14 de Setembro de 2024 as 17h34Duas mulheres e dois homens são detidos suspeitos de envolvimento na morte de candidata a vereadora e irmã
Os quatro suspeitos — três deles adolescentes — foram localizados a 107 km do local onde o crime ocorreu.
14 de Setembro de 2024 as 17h28Faculdades com liminar usam até corretor de imóveis para vender vagas de medicina
Faculdades pequenas estão vendendo liminares negociando por meio de advogados e até corretor de imóveis
14 de Setembro de 2024 as 13h41Candidata a vereadora e irmã são sequestradas, torturadas e mortas por faccionados em MT
Vítimas foram identificadas como Rayane Alves Porto e Rithiele Alves Porto
14 de Setembro de 2024 as 13h37