GEOSUAS
Setasc disponibiliza ferramenta para visualização de dados da política de assistência social em MT
Plataforma visa contribuir para o aprimoramento das ofertas de serviços de assistência social
Geral | 21 de Agosto de 2023 as 11h 21min
Fonte: Layse Ávila - Setasc-MT

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) implantou o Laboratório de Visualização e Georreferenciamento de Dados do Sistema Único de Assistência Social (GeoSUAS-MT), com objetivo de contribuir para o aprimoramento das ofertas de serviços aos usuários da Política Nacional de Assistência Social, por meio da produção, sistematização e disseminação de dados.
A ferramenta, elaborada pela equipe de Vigilância Socioassistencial vinculada à Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas), possibilita a análise e visualização de dados de diferentes tipos de situações de vulnerabilidades e riscos que acometem a população de Mato Grosso, bem como do padrão de oferta dos serviços socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
A secretária da Setasc, Grasielle Bugalho, afirmou que a equipe de Vigilância Socioassistencial da Pasta "realizou um excelente trabalho primando pela eficiência e transparência, para que as políticas públicas alcancem a população mais vulnerável dos 141 municípios do Estado".
“O GeoSUAS é uma ferramenta que tem todo um estudo do mapa da pobreza no Estado de Mato Grosso, além de um estudo do perfil por município, constando tudo o que está no Cadastro Único. É possível verificar a quantidade de pessoas no cadastro, recortando pela população vulnerável, idade e informações sobre a população indígena. O GeoSUAS tornou-se uma fonte rica, principalmente para os bancos acadêmicos que fazem pesquisas. E isso é o olhar que a gente está trazendo do Governo do Estado, mais eficiência e transparência, para que essas políticas públicas sejam construídas da melhor forma possível e em benefício para a população”, acrescentou.
Responsável pela criação do GeoSUAS, o servidor público e analista de Desenvolvimento de Sistema, Roverson Ferreira da Costa, destacou a importância de utilizar as tecnologias para fornecer acesso fácil aos dados da Política de Assistência Social.
Ele ainda pontuou que o fato da ferramenta possuir os dados em formas de gráficos, mapas e filtros mais intuitivos facilita o acesso às informações de forma mais compreensiva para qualquer pessoa que acesse o GeoSUAS.
“Ela vem para contribuir com a transformação de dados e informações relevantes para a política. A assistência social, assim como outras políticas, tem muitos dados disponíveis e o GeoSUAS vem nessa proposta, de tratar o dado e transformá-lo numa forma visualmente acessível para o público, aos gestores e aos trabalhadores do SUAS nos municípios”, disse.
Outra questão apontada pelo analista foi a economia que o GeoSUAS gerou para a Setasc, já que a Pasta não precisou renovar contratação com empresa que fornecia um sistema de georreferenciamento.
“O GeoSUAS-MT também surgiu diante da inquietação da equipe de Vigilância Socioassistencial quanto ao gasto público dispendido pela Setasc para manter o contrato com a empresa que era responsável pelo sistema de georreferenciamento dos dados da assistência social. Passamos a empreender muito esforço de aprendizagem e estudos de tecnologias gratuitas disponíveis, como o Microsoft Power BI, QGIS e Wordpress, e que, por fim, resultou na implementação do projeto de georreferenciamento com utilização 100% de ferramentas gratuitas”, ressaltou.
Para “alimentar a ferramenta”, a equipe filtra, analisa e extrai informações de vários bancos de dados, como: o Cadastro Único, o Censo SUAS, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Aos interessados em conhecer a plataforma GeoSUAS, basta acessar o site https://geosuasmt.wordpress.com/.
Notícias dos Poderes
CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18Oito cidades de Mato Grosso terão provas do CNU; salários chegam a R$ 9,3 mil
Segunda edição do CPNU tem inscrições abertas até 20 de julho; estado pode ter vagas no INSS, MDA e Agência de Mineração
03 de Julho de 2025 as 16h06Toyota Hilux 2026 tem novo design vazado; o que esperar?
Novidades surgiram na Ásia, onde a Toyota (e a Hilux) são fortíssimas
03 de Julho de 2025 as 15h44STF valida tomada de bens sem ordem judicial em caso de inadimplência
Maioria dos ministros votou a favor do Marco Legal das Garantias, que permite que bancos e credores peguem imóveis e veículos
03 de Julho de 2025 as 12h23Soldado maranhense tem perna amputada ao pisar em mina na guerra da Ucrânia
03 de Julho de 2025 as 11h28Os 10 carros com as peças mais baratas do Brasil em 2025
Valor da cesta de peças deve ser levado em consideração na hora da compra de um carro; veja as que têm menor custo no Brasil
03 de Julho de 2025 as 11h14