Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 17 de Julho de 2024

Menu

Programação Especial

Sesi na Pista está de volta em Sinop com treinos gratuitos funcional e de corrida

Primeiro encontro será na próxima terça-feira (02.04), das 18h30 às 19h30, no Ginásio José Carlos Pasa, com uma programação especial

Geral | 26 de Março de 2024 as 10h 17min
Fonte: Fernanda Nazário

Foto: Acervo FIEMT

Atenção moradores de Sinop! Se você planeja vencer o sedentarismo, ter mais saúde e qualidade de vida sem prejuízo no bolso, essa é a sua chance. O Sesi na Pista está de volta na cidade com a oferta gratuita de treino funcional e de corrida. O primeiro encontro está marcado para a próxima terça-feira (02.04), das 18h30 às 19h30, no Ginásio José Carlos Pasa, situado na Av. das Sibipirunas, nº 2236, no bairro Jardim Botânico.

O primeiro dia do treino terá uma programação especial, com blitz da saúde, que realizará aferição de pressão arterial e glicemia capilar, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), risco cardiovascular (Relação Cintura Quadril). Terá ainda frutas à disposição de quem comparecer no local.

Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), o projeto Sesi na Pista conta com aulas às terças-feiras e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30, no ginásio. Os participantes serão acompanhados por profissionais qualificados da instituição. O objetivo é promover integração da comunidade e incentivar um estilo de vida mais saudável com a prática de exercícios físicos.

Muito além de exercício físico, o Sesi na Pista de Sinop foi um divisor de águas na vida do servidor público Antônio Carlos Lemos. Corredor há mais de 10 anos, ele encontrou auxílio no programa enquanto enfrentava um quadro de depressão durante a pandemia pela Covid-19, quando as competições foram suspensas.

“Eu não podia sair de casa e todo aquele cenário me desanimou. Quando percebi, já estava com depressão. Fiquei um ano nessa situação e fui convidado para participar do Sesi na Pista e, desde então, minha vida mudou”, lembra Antônio.

Participante assíduo das aulas, o policial penal venceu a doença, voltou a correr e melhorou seu desempenho nas competições. “O treino funcional fortaleceu meu condicionamento físico e melhorou meu rendimento nas corridas. Fora isso, passei a ter mais interação com outras pessoas e isso também foi crucial na melhoria do meu quadro clínico. Sou grato à equipe do Sesi que me ajudou nesse processo. Os profissionais são criativos e sempre inovavam nas datas comemorativas e isso proporcionava alegria entre os participantes”, afirma.

Atividades que potencializam os benefícios

Mais que condicionamento físico, manter o corpo ativo contribui para saúde mental e bem-estar e atingir essas condições está mais fácil do que se imagina. Em uma hora, o Sesi na Pista proporciona os exercícios ideais, rápidos e dinâmicos que trabalham o corpo, desde equilíbrio à resistência muscular, num só treino funcional.

“Queremos levar alternativa ao sedentarismo e mostrar que é possível mudar a rota para uma vida mais ativa e saudável à custo zero”, diz o coordenador técnico de Saúde e Segurança e Promoção de Saúde do Sesi Sinop, Antônio Carlos de Oliveira. Ele destaca que entre os benefícios que o treino funcional proporciona estão melhoria da flexibilidade, mais equilíbrio, diminuição dos níveis de estresse, ansiedade e dores nas articulações, promove memoria muscular e tem baixo impacto.

A gerente da unidade, Ana Paula Alves, complementa que o exercício funcional aliado aos treinos de corrida é um combo que potencializa esses benefícios. Juntos, eles liberam hormônios que promovem a sensação de bem-estar, fortalece o sistema cardiovascular, melhorar a qualidade do sono, diminuir o índice de gordura no corpo e no sangue, preveni o sedentarismo e diversas doenças crônicas, como diabetes, obesidade e hipertensão arterial.

“A corrida de rua caiu nas graças do mato-grossense e queremos aprimorar essa prática esportiva entre o sinopense. Vamos com força total impulsionar a comunidade para participar das competições locais e quem sabe nacionais. O ganho que cada pessoa terá ao adotar esse estilo de vida é imensurável”, finaliza Ana Paula.

Para participar basta comparecer no local e preencher um cadastro. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato e-mail é sesinapista@sesimt.ind.br.