Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Oportunidade

Sesc Arsenal divulga edital para credenciamento de artistas

Chamamento público on-line começou em 1° de fevereiro e resultado das inscrições será divulgado mensalmente

Geral | 02 de Fevereiro de 2024 as 17h 43min
Fonte: Laura Beatriz Resende Souza

Foto: Assessoria Sesc

Artistas de todo o estado que atuam nas áreas da música, artes visuais, audiovisual, literatura e cultura popular e que querem fazer parte das atividades do Sesc Arsenal devem ficar atentos ao credenciamento de profissionais de arte e cultura da unidade. O chamamento público do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) teve início nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, e segue ao longo do ano. Interessados podem conferir o edital e realizar a inscrição on-line.

Conforme indicado no edital, o credenciamento funciona como um banco de propostas e a inscrição não garante a contratação. A análise das inscrições será feita mês a mês e o resultado do período vigente será divulgado no mês seguinte, ou seja, no caso das inscrições feitas em fevereiro, o resultado estará disponível em março na página eletrônica do Sesc-MT, sendo de total responsabilidade do proponente acompanhar a atualização dessas informações.

Poderão participar do credenciamento pessoas jurídicas - incluindo MEI e associações - com CNPJ inscritos em Mato Grosso, cujo ramo, ou seja, o código da atividade econômica registrada, seja compatível e pertinente ao objeto da prestação de serviços do regulamento. O resultado da análise das inscrições do mês vigente será divulgado na página eletrônica do Sesc-MT.

 

Arte e Cultua no Sesc-MT

O Sesc atua em todo o Brasil e desenvolve projetos que fortalecem a produção cultural de diferentes regiões, oferecendo programações pautadas na diversidade de estilos artísticos. O diretor Regional do Sesc-MT, Allan Serotini, explica que, com linhas de atuação na educação, lazer, cultura, saúde e assistência, a iniciativa visa fortalecer o diálogo com a comunidade.

Segundo ele, é uma forma de estimular a formação de plateia e incentivar a participação da população em manifestações artísticas e culturais do estado. “É importante conhecer as produções locais, incentivando que sejam consumidas e popularizadas através da contratação de artistas para as diversas programações, contribuindo para o enriquecimento cultural do nosso Estado. Convidamos todos os interessados a participarem e a se engajarem na difusão e reconhecimento dos artistas e da cultura mato-grossense”, finaliza.

 

Categorias

Para Artes Cênicas, poderão ser cadastradas propostas de apresentações de teatro, circo, dança, performances, intervenções, ações formativas, propostas de mediação, entre outras. Em relação às Artes Visuais, são contempladas diversas esferas, tais como: pintura, desenho, gravura, fotografia, videoarte, escultura, instalação, arquitetura, web design, moda, arte digital, arte-educação, quadrinhos, cartoons, bordado, tecelagem, cerâmica, cestaria, colagem, azulejaria, animação, modelagem, vitral, xilogravura, tapeçaria, moda, decoração e outras que se amoldem a esse conceito.

No âmbito do Audiovisual, serão aceitas propostas de licenciamento de curtas, médias e longas-metragens, ações formativas, propostas de mediação, entre outras. Na Literatura, considera-se atividades como contação de histórias, leituras dramatizadas, saraus poéticos, propostas de mediação, performances literárias, recitais, ações formativas em escrita criativa, produção de texto, quadrinhos, rodas de leituras, entre outras que se alinhem com esse conceito.

Já na música, podem ser incluídas propostas de concertos, recitais, shows, ações formativas, propostas de mediação e outros formatos de apresentações musicais. Por fim, na categoria Cultura popular, as expressões artísticas populares dos grupos de tradição nas diferentes linguagens artísticas, tais como Grupos de Siriri, Cururu, Boi à serra, Mascarados, Chorado, Caretas e demais grupos tradicionais, podem se inscrever.

Edital e inscrições: http://credenciamento.sescmt.com.br/

 

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior. O Sistema S do Comércio é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.