TCE
Sérgio Ricardo destaca papel de mesa técnica que levou à ação do MPE sobre consignados
Geral | 15 de Outubro de 2025 as 11h 14min
Fonte: TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o papel das mesas técnicas no enfrentamento do superendividamento dos servidores estaduais. O trabalho, ainda em andamento, já resultou no ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE) contra as empresas do Grupo Capital Consig, investigadas por supostas fraudes em operações de crédito consignado.
“As mesas técnicas têm se tornado bússolas, instrumentos de solução. Já não é mais novidade para ninguém a resolução que têm as nossas mesas técnicas e a confiança que existe nos resultados. Então, fica aqui registrado o valor, a importância e o respeito que a palavra e a posição que o Tribunal de Contas tem perante todas as instituições”, afirmou Sérgio Ricardo durante a sessão ordinária desta terça-feira (14).
O presidente ressaltou que a deliberação final da mesa técnica previu expressamente, em seu item 1, a propositura de ação judicial conjunta entre o Ministério Público e o Governo do Estado. “Ontem, em contato com o Ministério Público e o Governo do Estado, fizemos uma ata, assinamos todos e, hoje pela manhã, o Ministério Público propôs a ação civil pública que foi deliberada pela mesa técnica”, explicou.
Segundo o MPE, há fortes indícios de violação ao dever de informação, práticas abusivas e lesão a direitos dos consumidores e ao erário estadual. As provas reunidas demonstram que as instituições financeiras simulavam empréstimos consignados como operações de saque via cartão de crédito, utilizando de forma irregular a margem consignável dos servidores e omitindo informações essenciais na contratação.
As investigações foram iniciadas por meio do Inquérito Civil SIMP nº 009467-001/2025, instaurado para apurar a atuação da empresa Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S.A.. No decorrer dos trabalhos, foram identificadas outras instituições pertencentes ao mesmo grupo econômico, o que levou à ampliação da investigação.
As apurações foram conduzidas no âmbito da Força-Tarefa das Consignações, criada para apurar práticas abusivas no sistema de crédito voltado a servidores estaduais. A força-tarefa seguirá com a análise dos dados do Sistema Revisa Consignações e das reclamações registradas no PROCON/MT, priorizando os casos em que houver indícios de práticas abusivas e ausência de informação adequada ao consumidor.
Da mesma forma, a mesa técnica permanece ativa e deverá consolidar, nas próximas reuniões, novas medidas para aprimorar o controle sobre o sistema de consignações e garantir maior transparência nas operações de crédito.
A mesa técnica
Instalada no fim de maio, a mesa técnica conduzida pelo TCE-MT reúne representantes do Executivo, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades sindicais para discutir soluções para a crise do crédito consignado no estado. A iniciativa foi proposta pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf e está sob relatoria do conselheiro Campos Neto.
O grupo tem como objetivo analisar o cenário de superendividamento dos servidores públicos estaduais, identificar possíveis irregularidades e propor medidas para garantir maior transparência e controle sobre os contratos. Um dos primeiros encaminhamentos foi a exigência de entrega dos contratos por parte das instituições financeiras e correspondentes bancários, etapa viabilizada por meio de plataforma digital do TCE-MT.
Notícias dos Poderes
Duplicação da BR-163 entre Sorriso e Sinop recebe prêmio nacional nesta quinta-feira (16)
Obra foi destravada após o Governo de Mato Grosso assumir a concessão da rodovia
15 de Outubro de 2025 as 14h39Juiz obriga Bradesco a indenizar família que comprou casa em leilão viciado
Venda de imóvel foi anulada anos depois porque banco não seguiu as regras do próprio leilão
15 de Outubro de 2025 as 14h39Zuquim anuncia sessão em novembro e quer diálogo sobre nomes
Tribunal de Justiça vai reduzir lista sêxtupla da OAB-MT para 3 nomes; escolha final é de Mauro Mendes
15 de Outubro de 2025 as 11h26Sinop passa a contar com drone de combate a incêncidos em edifícios e áreas remotas; primeiro de MT
15 de Outubro de 2025 as 11h02Energisa inicia programa de negociação de dívidas com descontos de até 80%
Regularização de débitos pode ser feita pelos canais de atendimento de forma 100% digital, com pagamento via Pix, cartão de débito ou crédito
15 de Outubro de 2025 as 10h56Vereador morre após levar coice de cavalo no interior de Roraima
Vereador Valdenir Magrão (MDB), de Alto Alegre, Norte de Roraima, estava há três dias internado na UTI do Hospital Geral de Roraima.
15 de Outubro de 2025 as 09h44MT tem duas das cidades mais quentes do Brasil e lidera buscas por ar-condicionado
Levantamento com dados do Google e do INMET revela como as altas temperaturas impulsionam o interesse por climatização no Brasil
15 de Outubro de 2025 as 06h48Voo com 9 mato-grossenses faz pouso de emergência na Índia
Aeronave da Qatar Airways, que seguia de Doha para Hong Kong, precisou descer rapidamente e foi escoltada por equipes de resgate; todos os passageiros passam bem
14 de Outubro de 2025 as 20h25