Capacitação
Senar-MT investe em treinamento contra incêndios
Entidade capacita mais de 800 brigadistas no primeiro semestre
Geral | 12 de Julho de 2024 as 09h 11min
Fonte: Senar-MT

O período mais seco do ano já começou e, com ele, o risco de queimadas. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sistema Famato, têm atuado para orientar e capacitar a nossa população, sobretudo a rural, realizando 97 cursos, entre Brigada de Incêndio tipo I, tipo II e Florestal, formando 815 novos brigadistas, preparando os profissionais do campo para combater os focos de incêndio e diminuir os impactos para o meio ambiente, a produção e a sociedade.
Os cursos de Brigada de Incêndio Tipo I, Tipo II e Florestal proporcionam conhecimento sobre a prevenção contra incêndios, permitindo que os participantes evitem prejuízos ambientais, de vidas e financeiros. Com uma carga horária de 32 horas, os participantes aprendem sobre segurança e saúde no trabalho, técnicas de RCP para adultos, crianças e bebês, além dos aspectos legais relacionados às responsabilidades de brigadista.
O coordenador da Equipe de Produtos Educacionais, Pedro Gabriel Gomes, destaca que o Senar-MT está empenhado em preparar cada vez mais brigadistas para atuarem nos combates a incêndios em todo estado, colaborando com os Bombeiros neste importante trabalho.
“Além de ampliar as capacitações, o nosso compromisso é proporcionar o melhor treinamento para os profissionais do campo possam proteger o seu patrimônio e o meio ambiente de maneira correta, com menor risco e legal. Eles entendem como ocorre a combustão e a propagação do fogo, seu comportamento de acordo com o ambiente, seus impactos, linhas de defesa, estratégias de controle, manejo e combate”, explicou o coordenador.
Como ferramenta para atender cada vez mais as demandas do nosso Estado, a instituição está habilitando e realizando o credenciamento de novos instrutores para brigada de incêndio. Para se cadastrar, os interessados devem ser pessoas jurídicas e atender as exigências da Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros (NTCB 34 e 39).
Vale ressaltar que o Governo de Mato Grosso antecipou o período proibitivo de uso do fogo no Pantanal em 2024 para junho e segue até o fim de dezembro e no Cerrado e na Amazônia, o período proibitivo começou em 1º de julho e também seguirá até o final de dezembro. Assim, ficam restritos os novos treinamentos de combate a incêndios florestais durante o período proibitivo, devendo retornar no próximo ano.
Segundo o coordenador da equipe de Regionais do Senar-MT, Victor Fazinga, a previsão é que sejam realizados mais 65 treinamentos na Brigada de Incêndio tipo I e II até o final deste ano, capacitando cerca de 650 brigadistas.
Para realizar os cursos de Brigada de Incêndio, acesse nossa agenda de cursos e entre em contato com o Sindicato Rural mais próximo de você CLICANDO AQUI.
Notícias dos Poderes
Ele viu o pai ser morto e 12 anos depois atuou no júri que condenou assassinos
Geraldo Xavier de Faria Júnior presenciou o crime em 2013, formou-se em direito e conseguiu Justiça
06 de Julho de 2025 as 13h38Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo de 5 programas sociais
Em 2025, 18,9 mil magistrados recebem mais em “penduricalhos” do que 5,37 milhões de famílias que ganham o Auxílio-Gás do governo
07 de Julho de 2025 as 07h35Peão de 21 anos morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em MT
06 de Julho de 2025 as 13h01Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande juntas
Localizada na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, a ponte sobre o Rio Juruena terá 1.360 metros de extensão
06 de Julho de 2025 as 13h02Inundações no Texas deixam 43 mortos e dezenas de crianças desaparecidas
06 de Julho de 2025 as 08h05Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas
06 de Julho de 2025 as 00h49Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19