Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 13 de Julho de 2024

Menu

Mercado e trabalho

Senai MT oferta mais de 8 mil vagas de cursos em 10 municípios de MT

Ao todo são mais de 400 turmas de qualificação profissional que devem ser executadas entre 2024 e 2026. Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Querência, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Juína estão entre os mun

Geral | 14 de Maio de 2024 as 15h 34min
Fonte: Julia Oviedo – Senai MT

Foto: Senai MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) possui convênios firmados com 10 prefeituras de municípios mato-grossenses, resultando em mais de 8 mil vagas e 412 turmas de cursos de qualificação profissional, com execução entre 2024 e em alguns municípios até 2026.

Das 10 prefeituras conveniadas, uma ainda está em fase de contratualização, sendo Primavera do Leste. Já o convênio firmado mais recentemente foi com Juína, que teve seu lançamento realizado pelo prefeito, Paulo Veronese e pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, em abril deste ano. As turmas iniciam as aulas nesta semana.

Os outros municípios que já estão com turmas em execução são: Sinop,Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Querência, Sorriso e Tangará da Serra. Atualmente, estes municípios estão com um total de 20 turmas sendo executadas.

Alguns dos cursos já realizados pelo Senai nos municípios foram: montador e reparador de computador, mecânico de refrigeração e climatização residencial, soldador em eletrodo revestido, assistente administrativo, eletricista de instalações prediais, mecânico de motores ciclo diesel de máquinas agrícolas, operador de máquinas agrícolas e implementos agrícolas, confeiteiro, padeiro e construtor de alvenaria.

O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, destaca a importância das parcerias com os municípios para mitigar a baixa qualificação da força de trabalho em Mato Grosso. “Ter profissionais com qualificação é um dos maiores desafios de nosso estado. No entanto, Mato Grosso tem uma das menores taxas de desemprego e a oferta de vagas é sempre muito grande. As parcerias do Senai com as prefeituras atendem a essa demanda de mercado e o que é mais importante: levando em consideração as especificidades e necessidades de cada região”, disse Braguini.