Homenagem
Senado aprova a Lei ''Mulheres Calvi Cardoso'' em homenagem às vítimas da chacina em Sorriso
Aprovação ocorreu na última quarta-feira
	  
	  Geral | 19 de Abril de 2024  as 14h 49min
     Fonte: Portal Sorriso

Em uma importante conquista para a defesa das mulheres e crianças, o Senado Federal aprovou, na quarta-feira (17 de abril de 2024), o projeto de lei que cria o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais. A iniciativa, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), visa combater a impunidade e prevenir novos casos de violência sexual.
Homenagem às vítimas de Sorriso
O projeto, batizado de Lei Mulheres Calvi Cardoso, é uma homenagem às vítimas do brutal crime que chocou a cidade de Sorriso (MT) em novembro do ano passado. Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, sua filha Miliane, de 19 anos, e duas menores, de 13 e 10 anos, foram assassinadas e estupradas pelo autor do crime, que possuía histórico de violência sexual.
Um passo crucial na luta contra a violência
A criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais busca fortalecer o combate à pedofilia e outros crimes sexuais. O banco de dados será alimentado com informações do Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crimes de Estupro, permitindo o acompanhamento e a prevenção de reincidência por parte de agressores sexuais.
Aprovação unânime e críticas do governador
Apesar das críticas e da contestação do governador Mauro Mendes (União Brasil) por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), a proposta foi acolhida pela Corte Suprema, que se posicionou a favor da criação do cadastro.
Margareth Buzetti celebra vitória e convoca mobilização
A senadora Margareth Buzetti comemorou a aprovação do projeto nas redes sociais, ressaltando a importância da homenagem às vítimas do crime em Sorriso. Segundo ela, o projeto representa um passo crucial para acabar com a impunidade e proteger a sociedade contra agressores sexuais.
"Com a aprovação do projeto por unanimidade no Senado, fizemos história. Agora, a luta continua na Câmara dos Deputados!", afirmou a senadora, convocando a mobilização da sociedade para a aprovação final do projeto na Câmara dos Deputados e sua efetiva implementação.
Um marco na luta contra a violência sexual
A aprovação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais pelo Senado Federal é um marco na luta contra a violência sexual no Brasil. A medida representa um importante avanço na proteção das mulheres e crianças, além de contribuir para a prevenção de novos crimes e a punição dos agressores. A mobilização da sociedade será fundamental para garantir a aprovação final do projeto na Câmara dos Deputados e sua efetiva implementação, assegurando um futuro mais seguro para todos.
Notícias dos Poderes
Estado chega a marca de 31 mil casas entregues e Mauro garante superar meta de 40 mil até 2026
30 de Outubro de 2025 as 21h01CDL informa sobre funcionamento do comércio nos feriados de novembro
30 de Outubro de 2025 as 16h15Consórcio vence leilão de rodovias em MT e vai investir R$ 2,7 bi
Concessão tem um prazo de 30 anos e totaliza 634 km das MTs-020/140/225/244/251 entre Campo Verde e Sinop
30 de Outubro de 2025 as 16h11'Se pegando com mulher dentro da Casa': vereador diz que colega fez sexo com amante em gabinete
30 de Outubro de 2025 as 12h48Sinop: Caminhonete entra na contramão, atinge motociclista e foge se prestar socorro
Não há informações se motoqueiro se feriu
30 de Outubro de 2025 as 06h35Bombeiros encontram corpo de menino de 6 anos em rio
Afogamento ocorreu nesse domingo (26), quando a criança estava com a família.
30 de Outubro de 2025 as 06h25Ciclista fica ferido após colidir em caminhão parado em Nova Mutum
Vítima sofreu corte na face e foi atendida por equipe de socorro.
30 de Outubro de 2025 as 06h21Colisão entre carro e carreta deixa uma pessoa morta na BR-163
Vítima ficou presa às ferragens após batida frontal registrada na madrugada desta quarta-feira (29)
30 de Outubro de 2025 as 06h12