Homenagem
Senado aprova a Lei ''Mulheres Calvi Cardoso'' em homenagem às vítimas da chacina em Sorriso
Aprovação ocorreu na última quarta-feira
Geral | 19 de Abril de 2024 as 14h 49min
Fonte: Portal Sorriso

Em uma importante conquista para a defesa das mulheres e crianças, o Senado Federal aprovou, na quarta-feira (17 de abril de 2024), o projeto de lei que cria o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais. A iniciativa, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), visa combater a impunidade e prevenir novos casos de violência sexual.
Homenagem às vítimas de Sorriso
O projeto, batizado de Lei Mulheres Calvi Cardoso, é uma homenagem às vítimas do brutal crime que chocou a cidade de Sorriso (MT) em novembro do ano passado. Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, sua filha Miliane, de 19 anos, e duas menores, de 13 e 10 anos, foram assassinadas e estupradas pelo autor do crime, que possuía histórico de violência sexual.
Um passo crucial na luta contra a violência
A criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais busca fortalecer o combate à pedofilia e outros crimes sexuais. O banco de dados será alimentado com informações do Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crimes de Estupro, permitindo o acompanhamento e a prevenção de reincidência por parte de agressores sexuais.
Aprovação unânime e críticas do governador
Apesar das críticas e da contestação do governador Mauro Mendes (União Brasil) por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), a proposta foi acolhida pela Corte Suprema, que se posicionou a favor da criação do cadastro.
Margareth Buzetti celebra vitória e convoca mobilização
A senadora Margareth Buzetti comemorou a aprovação do projeto nas redes sociais, ressaltando a importância da homenagem às vítimas do crime em Sorriso. Segundo ela, o projeto representa um passo crucial para acabar com a impunidade e proteger a sociedade contra agressores sexuais.
"Com a aprovação do projeto por unanimidade no Senado, fizemos história. Agora, a luta continua na Câmara dos Deputados!", afirmou a senadora, convocando a mobilização da sociedade para a aprovação final do projeto na Câmara dos Deputados e sua efetiva implementação.
Um marco na luta contra a violência sexual
A aprovação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais pelo Senado Federal é um marco na luta contra a violência sexual no Brasil. A medida representa um importante avanço na proteção das mulheres e crianças, além de contribuir para a prevenção de novos crimes e a punição dos agressores. A mobilização da sociedade será fundamental para garantir a aprovação final do projeto na Câmara dos Deputados e sua efetiva implementação, assegurando um futuro mais seguro para todos.
Notícias dos Poderes
STF forma maioria para manter prisão de lobista acusado de negociar decisões judiciais
Três ministros da Primeira Turma já votaram contra recurso de Andreson Gonçalves
09 de Maio de 2025 as 07h32Governador determina revisão de consignados de servidores do Estado
Em até 180 dias, os descontos em folha serão revisados pela Seplag e CGE
09 de Maio de 2025 as 07h25Ré por atos de 8 de janeiro, empresária de MT segue com tornozeleira por decisão de ministro do STF
Medida visa acelerar duplicação e cumprir cronograma de entregas no trecho sob concessão
08 de Maio de 2025 as 18h22Cartório precisa de mais 15 funcionários para atender a demanda
Afirmação é do novo tabelião que assume o maior registro de imóveis do Norte de Mato Grosso
08 de Maio de 2025 as 17h26Prefeitura de Sinop passa a ter Cartão Corporativo
Cartão vai cobrir despesas adiantadas de secretários e servidores em viagens e pequenas compras
08 de Maio de 2025 as 15h36Nova Rota retoma terceiro turno de obras na BR-163 com o fim do período chuvoso
Medida visa acelerar duplicação e cumprir cronograma de entregas no trecho sob concessão
08 de Maio de 2025 as 14h56