Preservação da fauna
Sema recebeu 356 animais no primeiro trimestre de 2024; 153 já foram soltos
Maioria dos resgates foi feita pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e Corpo de Bombeiros
Geral | 09 de Abril de 2024 as 09h 43min
Fonte: Renata Prata - Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) recebeu, no primeiro trimestre de 2024, 356 animais silvestres para cuidados médicos ou soltura. Foram 170 aves, 82 mamíferos e 104 répteis. Grande parte destes animais, 261, foram resgatados por solicitação. Outros 83 foram por entrega voluntária.
A maior parte dos resgates foi realizada pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMMT) e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).
Após o resgate, os animais são destinados à Sema, que avalia a necessidade de atendimento médico. O próximo passo é definir entre soltura imediata, destinação para áreas de soltura ou mantenedores e criadouros de conservação de espécies, ou para os cuidados de um guardião.
Em 2024, 153 destes animais foram para soltura, sendo 138 para soltura imediata e 77 ficaram sob cuidado de guardiões.
Uma grande parte destes animais soltos foram levados para áreas de soltura parceiras da Sema que tem um trabalho voluntário com animais silvestres.
“As áreas precisam ter um espaço para aclimatar o animal antes dele ser solto, pois quando ele estiver apto para voltar à natureza ele possivelmente ficará na mesma região só que em vida livre”, explica o gerente de Fauna Silvestre da Sema, Waldo Troy.
A soltura imediata também pode ser feita em uma destas áreas parceiras desde que tenham uma mata preservada e de preferência com a presença de animais da mesma espécie.
A maior parte dos resgates foram feitos pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMMT) e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).
Programa ASAS
O ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres) é um programa da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiro da Sema. Para ser cadastrado, o local deve ter uma área de conservação da mata e um recinto adequado em que o animal possa se aclimatar antes de ser solto.
“Ao receber animais de entrega voluntária, resgate e apreensão, fazemos uma triagem, reabilitamos, levamos a atendimento veterinário se necessário e depois trazemos para os locais cadastrados no programa ASAS, para que possam ter uma aclimatação e se adaptem na região, para serem devolvidos à natureza e solto no habitat natural dele", explica o Coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, veterinário Eder Toledo.
Geralmente os participantes do programa ASAS são pessoas ligadas às questões de proteção animal e querem contribuir para a proteção das espécies. Eles adquirem conhecimento técnico, realizam o manejo de alimentação, reabilitação e aclimatação para que este animal possa voltar ao habitat de forma correta.
Interessados em Participar
Interessados em acolher animais silvestres resgatados devem preencher o requerimento padrão da Sema disponível no portal e enviar o documento para o e-mail: faunaepesca@sema.mt.gov.br.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3613-7291. Será agendada uma vistoria para analisar a viabilidade do local e fornecer orientação ao interessado.
Orientações e Denúncias
A Sema orienta que, ao se deparar com crimes contra animais silvestres, a população denuncie por meio da Ouvidoria no número 0800 065 3838, ou em uma das unidades regionais.
Se encontrar animais silvestres que necessitem de resgate, acione a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto à saúde do animal como ao cidadão.
Notícias dos Poderes
CNU 2025: inscrições para nova edição do 'Enem dos concursos' começaram nesta quarta-feira; veja como fazer
Candidatos podem se inscrever no site da Fundação Getulio Vargas(FGV), banca organizadora do certame, e podem até pagar com cartão de crédito
03 de Julho de 2025 as 07h50Jovem morre após tentar mortal para trás ao comemorar mudança para apartamento
Sonny Blundell, que tinha 18 anos, celebrou com movimento acrobático a mudança com a namorada na Austrália
03 de Julho de 2025 as 08h18Homem que resgatou menina de 9 anos após ataque de tubarão é preso por estar ilegal nos EUA
Detido na Flórida, Luis Álvarez deve ser deportado à Nicarágua; 'Ele é um cara muito decente', defendeu colega que trabalhava com o imigrante em obra
02 de Julho de 2025 as 21h16'Matar a tiros é mais garantido', disse menor do RJ ao planejar morte de pais e irmão
O triplo homicídio aconteceu no último em 21 de junho, após os pais do menor não deixarem que viajasse para Mato Grosso para conhecer a namorada
02 de Julho de 2025 as 16h59Governo deve divulgar na próxima semana calendário de ressarcimento de aposentados e pensionistas
Ministério da Previdência aguarda apenas acordo no STF para que todas as ações judiciais sobre a fraude dos descontos sejam centralizadas
02 de Julho de 2025 as 16h35Governo de MT encaminha à AL projeto de lei para congelar valores do Fethab
02 de Julho de 2025 as 16h16MTPrev Itinerante estará em Sinop no dia 24 de julho; inscrições abertas
Evento terá programação especial voltada aos servidores públicos da Região Norte do Estado
02 de Julho de 2025 as 16h03Maluf diz que notificará municípios que estão fora do programa de Saúde Digital
Tecnologia tem papel estratégico para otimizar gastos no setor
02 de Julho de 2025 as 16h01