Sisflora 2.0
Sema-MT inicia implantação do novo sistema para controle e rastreabilidade da madeira
O sistema permite que a madeira, seja em tora ou serrada, chegue ao consumidor final com a garantia de que a retirada ocorreu de forma legal
Geral | 23 de Janeiro de 2023 as 17h 58min
Fonte: Lorena Bruschi - Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) iniciou a implantação do novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) 2.0, que possibilitará a implementação efetiva da cadeia de custódia em Mato Grosso, e rastreamento do produto florestal desde a extração da madeira, até a destinação final.
A cadeia de custódia vai trazer segurança, controle e monitoramento do volume autorizado na exploração florestal e o volume efetivo transportado. A madeira passa a ter rastreabilidade, e chega ao consumidor final com a garantia de que foi retirada de forma legal da natureza.
Conforme a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o sistema representa um avanço na performance, eficiência e segurança. "Os produtos mato-grossenses que terão a rastreabilidade reconhecida pela Sema terão mais confiabilidade, garantia de origem e acesso a mercados exigentes. Esta é uma melhoria que beneficia mais uma vez quem empreende de forma legal em Mato Grosso, e toda a sociedade", avalia.
Com o novo sistema, o controle passa a ser feito de árvore em árvore, com inserção de novos dados detalhados e precisos, com o volume real de madeira. Na versão anterior do sistema, o Sisflora 1.0, o acompanhamento era feito a partir do inventário florestal, com volumes estimados de madeira a ser explorada.
Outra vantagem será a possibilidade de auditoria no próprio sistema, que melhora a disposição das informações e permite acesso aos órgãos de Controle. A inserção das informações no sistema passa a ser feita pelo interessado, com mecanismos de precisão quanto a localização geográfica do empreendimento de forma digital, com bases de dados atualizadas.
Com isso, será possível aferir a produtividade real da área, de acordo com o que está deferido na licença para manejo ou exploração florestal. Atualmente, essas informações são inseridas de forma manual pela Sema. O uso de coordenadas geográficas de modo automático pelo sistema já checa de imediato as informações, e só permite a inserção de dados válidos.
O novo sistema passa a ser um módulo do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA), utilizado como acesso único atualmente a todos os usuários dos serviços da Sema. Este módulo, que atualiza o sistema e permite a implementação das melhorias, está em desenvolvimento desde março de 2021, com recursos na ordem de R$ 2,5 milhões, financiados pelo Programa REM MT (Programa Programa REDD+ For Early Movers).
O investimento é parte dos recursos internacionais recebidos por Mato Grosso como pagamento por resultados na redução da emissão de gases do efeito estufa e valorização da floresta. Todo o processo de construção e implantação do novo sistema contou com reuniões periódicas entre a Sema e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM-MT).
Fase de implantação
O órgão ambiental orienta que todos os responsáveis técnicos realizem o cadastro, ou atualizem os dados atuais, no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA), que é o sistema único de usuários de serviços da Sema, até o dia 1º de fevereiro de 2023. Isso garantirá que a migração de dados do Sisflora 1.0 para Sisflora 2.0 ocorra normalmente. Para conferir todas as instruções e o cronograma de implantação, acesse a Cartilha: Tudo que você precisa saber sobre o novo Sisflora 2.0.
Notícias dos Poderes
De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
13 de Setembro de 2025 as 00h13Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12O início de tudo e a primeira década de Sinop
Nesse primeiro texto da série vamos abordar o passado antigo da região e os primeiros anos da nova cidade
13 de Setembro de 2025 as 00h11Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21