Polícia Civil apura o caso
Seis pacientes testam positivo para o vírus HIV após passarem por transplante no RJ
O governo do estado suspendeu o contrato com o laboratório privado contratado
Geral | 11 de Outubro de 2024 as 12h 34min
Fonte: Noticias R7

Seis pessoas testaram positivo para o vírus HIV após terem recebido órgãos transplantados na rede estadual do Rio Janeiro.
O caso foi descoberto depois que um dos pacientes teria passado a apresentar sintomas neurológicos. Com isso, foram pesquisados os quadros de outras pessoas que receberam órgãos do mesmo doador.
Os testes para o programa de transplantes estavam sob responsabilidade de um laboratório privado, que havia sido contratado em dezembro do ano passado — de forma emergencial, em razão de o HemoRio (Instituto Estadual de Hematologia) estar sobrecarregado.
Secretaria diz que o caso é inadmissível
A Secretaria de Estado de Saúde considerou o caso “inadmissível" e afirmou ter criado uma comissão multidisciplinar para acolher os pacientes afetados, além de tomar medidas para garantir a segurança dos transplantados.
Segundo o governo do estado, o laboratório privado, contratado por licitação pela Fundação Saúde para atender o programa de transplantes, teve o serviço suspenso logo após a ciência do caso e foi interditado cautelarmente. Agora, os exames passaram a ser realizados pelo Hemorio.
A secretaria informou ter aberto uma sindicância para identificar e punir os responsáveis. Além disso, declarou que está realizando um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório.
“Esta é uma situação sem precedentes. O serviço de transplantes no estado do Rio de Janeiro sempre realizou um trabalho de excelência e, desde 2006, salvou as vidas de mais de 16 mil pessoas", disse a pasta por meio de nota.
Polícia Civil investiga o caso
Uma investigação foi aberta pela Polícia Civil. A Decon (Delegacia do Consumidor), que tem entre suas atribuições a apuração de casos de saúde pública, realiza diligências.
“Situação é gravíssima", afirma Cremerj
O Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro) também abriu sindicância para apurar denúncias referentes à contaminação pelo vírus HIV de pacientes que receberam órgãos transplantados em unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
“A situação é gravíssima e o Cremerj reafirma seu compromisso de apurar os fatos com todo o rigor. A segurança dos pacientes é fundamental para garantir o bom exercício da medicina no estado do Rio de Janeiro e supostas falhas desse tipo são inaceitáveis”, afirmou o presidente do Cremerj, Walter Palis.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Jornalistas e escritoras são homenageadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Um dos destaques da noite foi o momento em que a presidente da AJEB-MT presidiu a sessão
14 de Julho de 2025 as 17h42Idosa de MT descobre que estava oficialmente morta e tem aposentadoria bloqueada por erro do INSS
A situação só foi solucionada graças a um mutirão da Justiça realizado no distrito de Santa Clara do Monte Cristo, na região de fronteira do estado, entre os dias 1º e 9 de julho de 2025
14 de Julho de 2025 as 15h40Mulher mobiliza bombeiros ao descansar à beira da rodovia em Nova Mutum: 'Só estou tomando um solzinho'
Populares acionaram o Corpo de Bombeiros após verem mulher caída, mas ela estava apenas aproveitando a manhã tranquila
14 de Julho de 2025 as 15h37Morre no hospital motociclista ferido em acidente com duas motos em Sinop
14 de Julho de 2025 as 15h13Motociclista morre em grave acidente com caminhão em Sinop; condutor fugiu do local
14 de Julho de 2025 as 15h08CNJ agenda julgamento de PAD contra desembargador de MT
14 de Julho de 2025 as 11h43Após espionar ministros do STF, coronel deixa MT e vai a prisão federal
Caçadini é suspeito de matar advogado Roberto Zampieri
14 de Julho de 2025 as 11h36Hovet Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais
Hospital Veterinário do Campus Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais de pequeno, grande porte e silvestres
14 de Julho de 2025 as 10h39