Decisão
Segunda Turma do STF forma maioria para afastar diretor-geral da PF
Julgamento, no entanto, foi suspenso por pedido de vista de Gilmar
Geral | 08 de Setembro de 2026 as 14h 04min
Fonte: Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (8) para manter a decisão do ministro André Mendonça que afastou o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, de suas funções. 

A conclusão do julgamento, contudo, foi interrompida por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Enquanto isso, a liminar (decisão urgente e provisória) de Mendonça segue em vigor.
O pedido de vista foi requerido por Gilmar Mendes assim que a sessão extraordinária da Segunda Turma para analisar o caso foi aberta, às 10h.
Pouco depois, porém, os ministros Luiz Fux e Nunes Marques anteciparam o voto para confirmar a decisão de Mendonça, formando maioria de três entre os cinco ministros que compõem o colegiado. O ministro Dias Toffoli também integra a Segunda Turma.
A sessão extraordinária da Segunda Turma foi convocada horas depois de Mendonça ter assinado a decisão de afastar Rodrigues e o delegado Leandro Almada, diretor de inteligência da PF. Ele atendeu a um pedido do partido Novo.
Entenda
O ministro justificou a decisão afirmando ter sido monitorado ilegalmente durante o mês de agosto, com a produção de ao menos seis relatórios de inteligência ocultos. Também foi monitorado o advogado-geral da União, Jorge Messias.
A existência dos relatórios veio à tona após o ministro Alexandre de Moraes, também do Supremo, ter tornado um deles público, afirmando, com base no documento, que Mendonça estaria cometendo abusos de autoridade ao fazer direcionamentos, como relator, das investigações da Operação Compliance Zero.
A operação apura a corrupção de agentes públicos e fraudes financeiras bilionárias envolvendo o Banco Master e seu antigo dono Daniel Vorcaro.
Moraes divulgou o que seria um “relatório de inteligência” da PF depois que Mendonça, por sua vez, tornou públicas mensagens recuperadas do celular apreendido de Vorcaro e que a PF diz terem sido enviadas a Moraes.
Nas mensagens, o ex-banqueiro aparenta ter relação de proximidade com Moraes. Uma delas sugere, por exemplo, que o ministro recebeu e editou um contrato de R$ 131 milhões do Master com o escritório de advocacia de sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes.
Em outra mensagem, Vorcaro parece buscar junto a Moraes informações sobre uma possível operação da Polícia Federal para prendê-lo. Moraes, por sua vez, nega qualquer contato com o ex-banqueiro.
Notícias dos Poderes
BR-163 deve ter 29,2% mais carros no feriado de Nossa Senhora Aparecida em MT; veja orientações
Aumento no fluxo de automóveis é previsto para segunda-feira (12), mas movimento já deve crescer nesta sexta-feira (9). Atendimento aos motoristas será reforçado.
09 de Outubro de 2026 as 14h45Município de MT mais novo do Brasil abre inscrições para 1° concurso público
Os interessados podem se inscrever até 26 de novembro
09 de Outubro de 2026 as 14h43Após mortes e degradação, MPF quer barrar turismo em cachoeira
Órgão cita degradação e falta de segurança e dá sete dias para adoção de medidas emergenciais
09 de Outubro de 2026 as 14h31Prefeitura de Sinop anuncia Michel Garcia como novo diretor do Procon
ontador e especialista em gestão assume a direção do órgão municipal responsável pela defesa dos direitos do consumidor
09 de Outubro de 2026 as 13h23Justiça determina retirada de araras de condomínio em Cuiabá após briga com vizinhos por causa de barulho
Justiça deu prazo de 48 horas para delegada retirar aves de condomínio em Cuiabá, após reclamações de barulho e denúncias de intimidação; descumprimento pode gerar multa de até R$ 10 mil
09 de Outubro de 2026 as 11h12Sinop já retirou mais de 7 toneladas de cabos em ações da Operação Cidade Limpa
Município soma quase 93 quilômetros de fiação retirada da rede e lidera volume entre as cidades do Nortão; a ação é uma parceria entre Energisa, Prefeituras e empresas de telefonia e internet
09 de Outubro de 2026 as 10h33MT enfrenta calor de 43°C e previsão de tempestades no fim de semana
09 de Outubro de 2026 as 10h20Senac-MT divulga 10 receitas semifinalistas para prato típico de Sinop
Peixes regionais, carnes, mandioca, banana-da-terra, castanhas e influências de diferentes partes do Brasil marcam pratos selecionados no ‘Encantos da Gastronomia’; semifinalistas vão para a cozinha nos dias 20 e 21 de outubro
08 de Outubro de 2026 as 16h32