Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 04 de Agosto de 2025

Menu

Em Sinop

Sefaz participa do Sindipetróleo Day para debater fiscalização e cidadania fiscal no setor de combustíveis

Evento reunirá representantes de órgãos e instituições da cadeia produtiva do mercado de combustíveis

Geral | 04 de Agosto de 2025 as 15h 39min
Fonte: Lorrana Carvalho | Sefaz-MT

Foto: Divulgação

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) será uma das instituições participantes do Sindipetróleo Day, evento voltado à discussão de temas relacionados ao setor energético no Estado. O encontro será realizado nesta quinta-feira (7.8), na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) do município de Sinop, a 480 km de Cuiabá.

A participação do fisco estadual visa contribuir com o debate sobre fiscalização, controle e monitoramento do segmento de combustíveis, que responde por mais de 33% da arrecadação tributária do Estado. Mato Grosso se destaca no cenário nacional como protagonista da política energética, liderando a produção de etanol hidratado e biodiesel, com indicadores em constante crescimento.

Além da abordagem técnica sobre o setor de combustíveis, a programação do evento também contará com uma palestra sobre o programa Nota MT, que incentiva a cidadania fiscal por meio da exigência da nota fiscal nas compras realizadas. A iniciativa reforça o papel do consumidor no combate à sonegação, promovendo a formalização do comércio varejista, incluindo o setor de combustíveis.

O evento contará ainda com a presença de instituições como Inmetro, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Combustível Legal (ICL), entre outros órgãos de referência na cadeia produtiva.

O Sindipetróleo Day é uma iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo-MT) reunirá empresários, especialistas, autoridades e fornecedores. O objetivo é fortalecer o setor em polos regionais, fomentando o diálogo e a construção de soluções conjuntas para os desafios do setor energético e tributário em Mato Grosso.