Geral
Sefaz disponibiliza manual para declarar apuração do ICMS no Simples Nacional
Documento será fornecido mensalmente para as micro e pequenas empresas, por meio de um ambiente virtual
Facilidade | 01 de Novembro de 2021 as 16h 35min
Fonte: Lorrana Carvalho - Sefaz/MT

As micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional contam com mais uma medida de simplificação e modernização. A partir desse mês de novembro, o Demonstrativo Auxiliar para Preenchimento do PGDAS-D será disponibilizado diretamente no Sistema de Monitoramento e Auto regularização (MPI), da Secretaria de Fazenda (Sefaz).
Com esse ambiente virtual o contribuinte pode consultar a outros períodos de apuração e fazer comparação utilizado gráficos que trazem dados da receita líquida de operações e prestações sujeitas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Antes, o Demonstrativo Auxiliar era encaminhado por meio do Sistema de Notificação Eletrônico (SNE), que não permitia tantas funções como o Sistema de Monitoramento e Auto regularização.
De acordo com a Superintendência de Controle e Monitoramento (Sucom), o Demonstrativo Auxiliar é um comunicado disponibilizado mensalmente com o objetivo de orientar o preenchimento da declaração do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D). Nele, constam informações referentes faturamento das operações realizadas pelas micro e pequenas empresas.
Os dados são obtidos a partir de um levantamento realizado utilizando as informações de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Conhecimentos de Transporte Eletrônico (CT-e) e Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) registradas nas bases de dados da Sefaz. É importante ressaltar que os valores apresentados no Demonstrativos Auxiliar representam um valor mínimo de ICMS esperado pelo Fisco e não substituem a escrituração fiscal da empresa.
A verificação da exatidão de todos os dados do Demonstrativo é de responsabilidade do contribuinte, o qual deve realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias no PGDAS-D, se for o caso. Como se trata de um documento auxiliar, não há necessidade de impugnação ou qualquer outra formalização de informações para o fisco estadual.
Para conferir o Demonstrativo Auxiliar da empresa, o contribuinte ou seu contabilista deve acessar o Sistema de Monitoramento e Auto regularização (MPI), disponibilizado no acesso Acesso Web (acesso restrito). A consulta pode ser feita a partir do CNPJ, da inscrição estadual ou do nome da empresa. Mais informações estão disponíveis do Portal do Conhecimento da Sefaz.
PGDAS-D
O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D) é utilizado pela Microempresa - ME e Empresa de Pequeno Porte - EPP para informar os valores relativos à totalidade das receitas correspondentes às suas operações e prestações realizadas em determinado período. Portanto, nele é feito o cálculo dos tributos devidos mensalmente por esses contribuintes.
Notícias dos Poderes
Juíza determina que arrendatários deixem área indígena até o início de julho
Indígenas fazem alerta para falta de alimentação e medicamentos
28 de Junho de 2022 as 17h48Audiência LGBTQIA+ é cancelada e vereadora convoca reunião no gramado da Câmara
Evento foi marcado para discutir políticas públicas direcionadas a diversidade
28 de Junho de 2022 as 16h45Composteira artesanal de folhas secas é uma opção sustentável para evitar queimadas urbanas
28 de Junho de 2022 as 11h35Trabalhador morre soterrado em silo de grãos em Sinop
Vítima morreu ainda no local
28 de Junho de 2022 as 09h48Índice de infestação do mosquito cai na estiagem, mas Saúde mantém alerta
27 de Junho de 2022 as 18h29Corpo de Bombeiros abre processo seletivo para contratação de 180 brigadistas florestais
Interessados podem realizar as inscrições de forma gratuita, de 28 a 30 de junho, nas unidades dos 29 municípios do Estado
27 de Junho de 2022 as 16h49Piloto de motocross morre em queda ao saltar rampa em campeonato
Acidente foi registrando durante transmissão ao vivo
27 de Junho de 2022 as 16h20Motociclista morre em acidente com carreta na BR-070
Condutor do veículo de carga não se feriu e recusou atendimento médico
27 de Junho de 2022 as 16h14