Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 22 de Outubro de 2025

Menu

Sinop

Secretário destaca a pujança de Sinop e a importância da região norte ao anunciar investimentos milionários à educação

Geral | 22 de Outubro de 2025 as 20h 06min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

Os investimentos de mais de R$ 150 milhões para a educação de Sinop, em construção de novas unidades escolares, reformas e ampliações, consolida Sinop como cidade líder na região norte do estado de Mato Grosso, é o que avalia o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. A declaração foi feita em encontro com o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, na manhã de hoje, quando formalizou o investimento milionário para cidade.
 
“A região norte é uma região que cresce muito e eu faço destaque para Sinop. É uma cidade com uma pujança muito forte e os serviços também vão acrescentando, vão aumentando na saúde, na segurança, na assistência social e na educação. A cidade vai crescendo, os loteamentos vão aumentando e há necessidade desses investimentos. Então, no estado de Mato Grosso, hoje, é uma das cidades que mais vai receber investimentos na área da infraestrutura escolar pela sua demanda, pelo seu potencial e também pelo nível de prioridade que o Governo do Estado tem colocado aqui na região de Sinop”, declarou Porto.
 
O primeiro suplente de deputado estadual, Silvano Amaral, que acompanhou a reunião e endoçou a cobrança do prefeito para mais investimentos na área da educação municipal, também destaca que Sinop cresce desenfreadamente e os investimentos do Governo de Mato Grosso tem que acompanhar essa demanda. Ele destaca que a Prefeitura tem feito o serviço de casa.
 
“A gente sabe da necessidade, porque Sinop é uma cidade diferenciada, ela cresce muito, cresce bastante, todos os anos, cresce mais de 10% ao ano. Naturalmente a Prefeitura tem feito o trabalho dela nos últimos anos, mas precisa do apoio do Estado,  então a gente fica muito feliz de ver hoje aqui, isso bem resolvido entre a Prefeitura, através do prefeito Roberto Dorner, e, também, o Estado de Mato Grosso através do secretário Alan, bem como ao nosso vice-governador, Otaviano Pivetta, e do nosso governador Mauro Mendes”, comentou ele.
 
De forma remota, o vice-governador, Otaviano Pivetta, destacou a articulação do prefeito na conquista de recursos. “Prefeito Dorner quero te dizer que o governador Mauro e eu, estamos muito felizes em conseguir fazer esses investimentos em Sinop através dessa nossa parceria com a Prefeitura. Sinop é uma cidade muito estratégica e muito importante para o estado. O senhor veio aqui em Cuiabá, fez o pedido e conseguimos atender agora. Só sinto muito em não ter sido feito antes já, mas chegou em tempo de aplicar recursos para população”, falou ele em ligação.
 
Durante a reunião, Dorner celebrou a conquista e destacou o empenho do Governo do Estado em atender as necessidades do município. “De coração, meu agradecimento ao vice-governador, ao governador do Estado, por esse trabalho que está fazendo. É um grande avanço na parte da educação do nosso município. Então, é só agradecimento. A reunião foi duas horas. Uma reunião muito produtiva onde conseguimos alinhar todas as necessidades”, disse o chefe do Executivo.
 
Investimento
 
Os recursos a serem aplicados, anunciados hoje, serão aplicados na construção, ampliação e retomada de obras em escolas municipais, contemplando a retomada das obras das escolas do Jardim Terra Rica e do Residencial Nico Baracat, a construção da segunda Escola de Tempo Integral da cidade, na grande região do Residencial Daury Riva, a construção da sede própria da Escola Militar, no bairro Santa Cecília, além da ampliação da escola do Bom Jardim e da reforma da unidade Valmor Copati, na Gleba Mercedes V.

Os valores serão repassados na modalidade fundo a fundo, o que permitirá mais agilidade nos processos licitatórios e no início das obras. Agora, Estado e Município devem finalizar os procedimentos administrativos necessários.