Operação
Secretaria de Trânsito inicia operação para coibir escapamento adulterado em veículos
Ação iniciou hoje (25).
Geral | 25 de Janeiro de 2022 as 13h 44min
Fonte: Assessoria

Com objetivo de fazer cumprir as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano iniciou hoje (25) uma operação de fiscalização para coibir e retirar de circulação motocicletas, motonetas e ciclomotores com escamento adulterado.
A primeira blitz de fiscalização aconteceu na manhã de hoje na avenida das Sibipirunas, em frente ao Ginásio Olímpico José Carlos Pasa e segundo o gestor da pasta, major Joubert Sacramento, não tem prazo para encerrar. “A nossa equipe a partir de hoje estará montando essas blitze de fiscalização em vários pontos da cidade com o objetivo de retirar de circulação e coibir as motocicletas, ciclomotores e motonetas com os chamados escapes barulhentos. Essas fiscalizações serão contínuas”, explicou.
Sacramento explicou que as fiscalizações a esse tipo de infração já são feitas cotidianamente, mas devido ao aumento desse tipo de comportamento e reclamações recebidas da sociedade, se fez necessário a intensificação dessa ação para que o problema seja resolvido. “Temos percebido um aumento no número de veículos com esse tipo de escape e também na quantidade de reclamações da população. Nosso dever é esse, fiscalizar para fazer cumprir as regras de trânsito”, justificou.
O Código de Trânsito tipifica o escapamento adulterado como infração grave. O condutor encontrado nessas condições está sujeito a multa no valor de R$ 195,23, bem como cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.
“Ressaltamos que nosso objetivo não é prejudicar ninguém com as ações de fiscalização. Por isso informamos e pedimos para que os condutores não alterem as características de fábrica do veículo. Por mais que possa se tornar mais parecido com o dono, essas alterações são proibidas por lei, a não ser que tenha autorização prévia do Detran [Departamento Estadual de Trânsito]”, disse.
Notícias dos Poderes
Após atropelar e matar homem, mulher bota culpa em sapatos de luxo
Segundo amigos próximos, suspeita fazia o uso de drogas regularmente
21 de Outubro de 2025 as 20h53Motociclista morre em colisão com carro na MT-140 em Sinop
21 de Outubro de 2025 as 20h45Presidente do TCE propõe união dos municípios e mesa técnica para fim dos lixões em MT
21 de Outubro de 2025 as 20h35Mosquitos são vistos pela primeira vez na Islândia: 'A fortaleza caiu'
Agora, só a Antártica permanece livre desses insetos transmissores de várias doenças
22 de Outubro de 2025 as 07h00Mais de 150 ganhadores do Nota MT ainda não informaram dados bancários e podem perder o prêmio
Prazo para atualização cadastral termina no dia 27 de outubro
21 de Outubro de 2025 as 16h48Exposição fotográfica celebra a identidade e as histórias de moradores da cidade
A mostra itinerante e gratuita é um convite à democratização da arte, propondo uma experiência afetiva ao criar um acervo cultural de retratos que eternizam moradores da cidade
21 de Outubro de 2025 as 15h12MT investiga suspeita de 2º caso de intoxicação por metanol em MT
Este é o segundo caso sob investigação em Mato Grosso. Na semana anterior, um jovem de 24 anos está internado no HMC, em Cuiabá
21 de Outubro de 2025 as 15h02Esmeralda de R$ 2 bilhões é guardada em bunker em SP enquanto aguarda leilão
Negociação foi aberta em 18 de setembro e, por enquanto, não há interessados pela canga
21 de Outubro de 2025 as 10h43