Sinop mais verde
Secretaria arboriza avenida com plantio de 111 mudas de Oiti
Geral | 30 de Novembro de 2021 as 18h 27min
Fonte: Roneir Corrêa - Assessoria da Prefeitura

A Avenida Magda Pissinati, localizada no Jardim Florença, recebeu neste final de semana um trabalho de arborização. Foram plantadas 111 mudas da árvore de oiti. A ação foi executada no sábado (27) pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em conjunto com os alunos do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Unifasipe.
A professora do Centro Universitário, responsável pelo projeto, Valesca Matos, explica que a ação é resultado de um trabalho iniciado no congresso científico da faculdade e teve por objetivo a aplicação do conhecimento teórico à prática. “Falar sobre plantio de árvores em Sinop é muito gratificante pra mim. Vivo nessa cidade desde pequena e acompanhei o desenvolvimento de boa parte dela. Como professora de urbanismo na Unifasipe tive a oportunidade de ensinar, através de aulas e palestras, a importância de uma cidade arborizada, os benefícios para o clima e para a população em geral”, disse.
A docente explicou ainda que as mudas de oitis foram escolhidas criteriosamente, levando em consideração o comportamento da espécie e o local onde seriam plantadas, a fim de que houvesse uma harmonia entre o seu desenvolvimento e o planejamento do município.
“A espécie escolhida para o plantio levou em consideração o local onde seriam implantadas e a possibilidade de sua copa crescer livremente devido ao fato de não haver fiação elétrica no canteiro central da avenida. Em alguns anos elas proporcionarão um extenso corredor verde, arborizado e com qualidade de vida a todos. Pensar na arborização é pensar no presente e no futuro!”, explicou ela
A arborização da avenida Magda Pissinati faz parte do cronograma de plantio de árvores do município para esse período de chuva. A intenção é plantar, até o final da chuvarada, 20 mil mudas de árvores das espécies nativas.
O cronograma conta com 19 pontos para o plantio, sendo eles pátio de escolas municipais, canteiros centrais de avenidas, praças públicas, pátio do Estádio Massami Uriú, áreas institucionais, Residencial Nico Baracat e a construção do Memorial das Vítimas da Covid-19.
“Dentro das áreas abertas, como parques, praças e outros, nós fazemos o plantio de árvores nativas com estaturas grandes. Nos canteiros centrais e calçadas, escolhemos também árvores nativas, porém, de baixa e média estatura, para não implicar em algum acidente com a rede de iluminação pública”, comenta a secretária da pasta, Ivete Mallmann.
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53