Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop mais verde

Secretaria arboriza avenida com plantio de 111 mudas de Oiti

Geral | 30 de Novembro de 2021 as 18h 27min
Fonte: Roneir Corrêa - Assessoria da Prefeitura

Foto: Valesca Matos

A Avenida Magda Pissinati, localizada no Jardim Florença, recebeu neste final de semana um trabalho de arborização. Foram plantadas 111 mudas da árvore de oiti. A ação foi executada no sábado (27) pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em conjunto com os alunos do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Unifasipe.

A professora do Centro Universitário, responsável pelo projeto, Valesca Matos, explica que a ação é resultado de um trabalho iniciado no congresso científico da faculdade e teve por objetivo a aplicação do conhecimento teórico à prática. “Falar sobre plantio de árvores em Sinop é muito gratificante pra mim. Vivo nessa cidade desde pequena e acompanhei o desenvolvimento de boa parte dela. Como professora de urbanismo na Unifasipe tive a oportunidade de ensinar, através de aulas e palestras, a importância de uma cidade arborizada, os benefícios para o clima e para a população em geral”, disse.

A docente explicou ainda que as mudas de oitis foram escolhidas criteriosamente, levando em consideração o comportamento da espécie e o local onde seriam plantadas, a fim de que houvesse uma harmonia entre o seu desenvolvimento e o planejamento do município.

“A espécie escolhida para o plantio levou em consideração o local onde seriam implantadas e a possibilidade de sua copa crescer livremente devido ao fato de não haver fiação elétrica no canteiro central da avenida. Em alguns anos elas proporcionarão um extenso corredor verde, arborizado e com qualidade de vida a todos. Pensar na arborização é pensar no presente e no futuro!”, explicou ela

A arborização da avenida Magda Pissinati faz parte do cronograma de plantio de árvores do município para esse período de chuva. A intenção é plantar, até o final da chuvarada, 20 mil mudas de árvores das espécies nativas.

O cronograma conta com 19 pontos para o plantio, sendo eles pátio de escolas municipais, canteiros centrais de avenidas, praças públicas, pátio do Estádio Massami Uriú, áreas institucionais, Residencial Nico Baracat e a construção do Memorial das Vítimas da Covid-19.

“Dentro das áreas abertas, como parques, praças e outros, nós fazemos o plantio de árvores nativas com estaturas grandes. Nos canteiros centrais e calçadas, escolhemos também árvores nativas, porém, de baixa e média estatura, para não implicar em algum acidente com a rede de iluminação pública”, comenta a secretária da pasta, Ivete Mallmann.